(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

OPS alerta para vacinação contra febre amarela após mortes no Brasil


postado em 23/02/2018 19:36

As pessoas que vão a zonas onde circula o vírus da febre amarela devem se vacinar antes de viajar, lembrou a OPS nesta sexta-feira, depois da morte de dois turistas no Brasil, epicentro do surto que afeta a América do Sul.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPS), escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas, reiterou sua recomendação de que os viajantes internacionais devem se vacinar contra a febre amarela ao menos 10 dias antes de visitar zonas onde o vírus circula.

Além do Brasil, origem da maioria dos doentes de febre amarela confirmados na região, outros seis países e territórios sul-americanos notificaram casos nos últimos dois anos: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Peru e Suriname.

"A ocorrência de casos confirmados de febre amarela em viajantes não vacinados mostra a necessidade de que os países reforcem a difusão destas recomendações para os viajantes internacionais", indicou em um comunicado.

"Os viajantes devem tomar medidas para evitar as picadas de mosquitos e buscar atendimento médico se sentirem doentes durante sua viagem ou ao voltar", acrescentou.

Em particular, a OMS aconselha a vacinação contra a febre amarela para os que visitem 21 estados do Brasil, entre eles Rio de Janeiro e São Paulo.

Autoridades brasileiras informaram na quinta-feira que dois jovens chilenos que passaram alguns dias na Ilha Grande, no Rio de Janeiro, faleceram pelo surto de febre amarela.

O Brasil enfrenta o segundo surto anual consecutivo de febre amarela, em ambos os casos concentrado em três estados do sudeste: Minas Gerais, São Paulo e Rio.

A febre amarela é uma doença hemorrágica viral aguda que pode levar à morte. Provoca febre, calafrios, fadiga, dores de cabeça e musculares, geralmente associados com náuseas e vômitos. Os casos graves provocam insuficiência renal e hepática, icterícia e hemorragia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)