(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

México prende um dirigente do cartel do Golfo


postado em 20/02/2018 00:00

A Marinha mexicana prendeu nesta segunda-feira (19) José Alfredo Cárdenas, identificado como um chefe do Cartel do Golfo, e sobrinho do ex-titular da organização, Osiel Cárdenas Guillén, atualmente preso nos Estados Unidos.

Em um comunicado, a Marinha informou que Cárdenas foi detido na cidade de Matamoros, no violento estado de Tamaulipas.

"Elementos navais detiveram José Alfredo 'N' por supostamente realizar atividades ilícitas", informou a Força, acrescentando que ao fazer buscas na casa onde Cárdenas estava, foram encontradas armas de uso exclusivo do Exército e drogas.

Fontes governamentais, citadas pela imprensa mexicana, informaram que Cárdenas era líder do Cartel do Golfo em Matamoros, e sobrinho de Osiel Cárdenas Guillén, que foi extraditado em 2007 aos Estados Unidos.

Segundo autoridades americanas, o Cartel do Golfo, com sede principalmente em Tamaulipas, perdeu força recentemente e mudou várias vezes de comando.

Tamulipas, no nordeste do país, é uma das regiões mais afetadas pela violência ligada ao narcotráfico, no qual os confrontos armados são comuns.

No fim de janeiro, diversos grupos criminosos cortaram o acesso de várias estradas e incendiaram pneus, o que se conhece na região como "narcobloqueos" (bloqueios do narcotráfico).

O México, sacudido por uma crescente onda de violência, terminou o ano de 2017 com 25.339 homicídios, a cifra mais elevada desde que começou o registro em 1997, segundo cifras oficiais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)