(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Projeto de resolução da ONU pede medidas sobre mísseis iranianos no Iêmen


postado em 19/02/2018 16:00

O Conselho de Segurança da ONU está considerando um projeto de resolução que condenaria o Irã por violar o embargo de armas ao Iêmen e que pede medidas para abordar esta infração, segundo o texto obtido pela AFP nesta segunda-feira (19).

Redigido pelo Reino Unido, o projeto de resolução responde a um relatório de um painel de especialistas da ONU apresentado na semana passada, segundo o qual os mísseis lançados pelos rebeldes huthis do Iêmen na direção da Arábia Saudita são de fabricação iraniana.

O Conselho de Segurança prevê votar o projeto no fim deste mês, mas ainda não se sabe se a Rússia apoiará algum movimento que puna Teerã.

O texto "condena" o Irã por violar o embargo de armas imposto ao Iêmen em 2015 "fracassando ao adotar as medidas necessárias para prevenir o abastecimento direto, ou indireto", de mísseis balísticos de curto alcance, drones e qualquer outro tipo de equipamento militar aos huthis.

Apoiado por Estados Unidos e França, o documento especifica que "essas violações exigem uma resposta maior por parte do Conselho e decide adotar medidas adicionais para abordar essas violações".

Embora o relatório apresentado na semana passada ao Conselho não inclua detalhes sobre as medidas mencionadas, assinala que "qualquer atividade vinculada ao uso de mísseis balísticos no Iêmen" é um critério para impor sanções.

O embaixador russo, Vassily Nebenzia, assegurou semanas atrás que não está claro se os mísseis e o armamento usados pelos rebeldes foram fabricados no Irã, ou foram enviados antes do embargo de 2015, colocando em dúvida as conclusões do grupo de especialistas da ONU.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)