(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Os mais graves acidentes de avião no Irã desde 2003


postado em 18/02/2018 22:00

Confira abaixo os acidentes de avião mais graves registrados no Irã nos últimos 15 anos:

- 2014 -

Em 10 de agosto, um Antonov-140 da companhia iraniana Sepahan Airlines com 40 passageiros e oito tripulantes cai em um bairro residencial reservado a militares e seus familiares, a menos de cinco quilômetros do aeroporto de Teerã-Mehrabad, de onde havia decolado. Na tragédia, morreram 39 pessoas, e outras nove ficaram gravemente feridas. Antes da queda, o piloto conseguiu por pouco evitar os prédios e um mercado. O acidente foi causado por uma pane no motor e um sinal de alerta com defeito, segundo as autoridades.

- 2011 -

Em 9 de janeiro, 77 pessoas morreram, e 27 ficaram feridas no acidente de um Boeing 727 da companhia Iran Air, caído perto de Urumiyeh, na província do Azerbaijão Ocidental (noroeste). A aeronave havia decolado com atraso de Teerã por causa do mau tempo.

- 2009 -

Em 15 de julho, um Tupolev 154 da companhia iraniana Caspian Airlines, que cobria o trajeto Teerã-Erevan (Armênia), pega fogo em pleno voo e cai em um campo na região de Qazvin (norte). Morreram as 168 pessoas que estavam a bordo, entre elas, 15 membros da tripulação. Segundo as autoridades, houve um problema técnico no avião.

- 2006 -

Em 26 de novembro, um avião militar iraniano do tipo Antonov 74 caiu em Teerã, matando 39 pessoas, incluindo 30 membros dos Guardiães da Revolução - o Exército de elite do governo. O aparelho seguia para Shiraz, no sul.

Um mês antes, a direção das forças terrestres dos Guardiães da Revolução já havia perdido boa parte de sua liderança, com a morte de oito de seus oficiais superiores em um acidente de avião perto de Urumiyeh.

Em 1º de setembro, 29 pessoas morrem no acidente de um Tupolev 154, que cai e pega fogo em Machhad, no nordeste do Irã, depois da explosão de um pneu do trem de pouso.

- 2005 -

Em 6 de dezembro, um avião militar de transportes Lockheed C130 cai sobre um prédio de dez andares em um bairro residencial do sul de Teerã, deixando 108 mortos - entre eles 68 jornalistas e fotógrafos - e mais de 90 feridos. Entre as vítimas, 14 pessoas em terra. A aeronave teve problemas de motor logo após sua decolagem do aeroporto de Mehrabad.

- 2003 -

Em 19 de fevereiro, um Iliuchin de fabricação russa da Força Aérea dos Guardiães da Revolução cai a 35 quilômetros de Kerman (sudeste), deixando 275 mortos. O aparelho desapareceu das telas do radar uma hora depois de sua decolagem. O piloto tentou contato com a torre de controle do aeroporto de Kerman para avisar que pretendia pousar por conta do mau tempo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)