(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vaticano nomeia nova comissão antipedofilia


postado em 17/02/2018 16:30

O Vaticano anunciou neste sábado (17) ter nomeado nove novos membros para a comissão antipedofilia, após o balanço controverso de atividades do grupo anterior de especialistas.

O cardeal americano Sean O'Malley foi confirmado na liderança desta comissão, assim como outros sete membros anteriores. No entanto, nove novos membros passaram a fazer parte deste grupo, criado por iniciativa do papa Francisco.

Sem contar seu presidente, a comissão é formada por oito mulheres e oito homens, incluindo vítimas de abusos sexuales cometidos por eclesiásticos.

"Nosso santo padre, o papa Francisco, prestou muita atenção e orações à nomeação destes membros", assegurou o cardeal O'Malley, citado em um comunicado do Vaticano.

A comissão pontifícia para a proteção dos menores foi criada em 2014, pouco depois da eleição do papa Francisco, para "assistir as igrejas locais em todo o mundo em seus esforços para proteger dos ataques as crianças, jovens e adultos vulneráveis", segundo a definição do cardeal americano.

No entanto, seu trabalho foi duramente criticado no ano passado por dois de seus membros.

A irlandesa Marie Collins, de 71 anos e vítima aos 13 anos de abusos sexuais por um padre, preferiu renunciar, em março de 2017, denunciando a "vergonhosa" falta de cooperação do Vaticano.

O britânico Peter Saunders, outra vítima de abusos sexuais, renunciou em 2016 afirmando que a comissão "necessitava de sangue novo do exterior".

Esta comissão é "composta por pessoas competentes, mas precisa ser reforçada por membros que não estejam completamente entregues à Igreja", declarou em março passado à AFP.

Nem Collins nem Saunders voltaram a ser nomeados neste grupo de especialistas, cuja tarefa se limita a investigações e propostas sobre prevenção, sem intervir em casos individuais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)