(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Demanda por novos títulos a sete anos da Grécia é 'enorme'


postado em 08/02/2018 14:24

A demanda pelos novos títulos da dívida da Grécia a sete anos, uma tentativa do país de voltar aos mercados nesta quinta-feira (8), foi "enorme", segundo o primeiro-ministro Alexis Tsipras.

"Tivemos boas notícias dos mercados. A transação está indo bem", disse Tsipras, em visita ao comissário europeu de Assuntos Financeiros, Pierre Moscovici. A intenção grega é arrecadar cerca de 3 bilhões de euros.

Antes do anúncio oficial, a agência estatal ANA disse que a venda levantou ofertas em torno de 6,5 bilhões de euros, com taxas de juros de 3,5%.

O último bônus a sete anos, vendido com taxa de juros de 6%, foi emitido em abril de 2010 - dias antes de o país solicitar publicamente o primeiro dos seus três resgates à UE e ao FMI.

Atualmente, a Grécia não tem necessidade urgente de retirar dinheiro dos mercados de títulos, pois ainda está recebendo apoio financeiro a juros mais baixos do resgate internacional que termina em agosto.

No entanto, esse é um marco psicológico, que demonstra que a Grécia está de volta ao caminho do desmame do auxílio do resgate, além de construir uma poupança preventiva de cerca de 20 bilhões de euros.

Em julho, a Grécia fez seu primeiro retorno aos mercados de dívida após um hiato de três anos, vendendo três bilhões de euros em títulos a cinco anos, a 4,625%.

Em novembro, passou por outro teste, trocando cerca de 25,5 de 29,6 bilhões de euros em dívidas emitidas em 2012.

Atenas originalmente faria essa venda na terça-feira, mas ela foi adiada devido à turbulência nos mercados de ações globais no início desta semana.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)