(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coreia do Norte celebra desfile militar em Pyongyang


postado em 08/02/2018 06:00

A Coreia do Norte celebrou nesta quinta-feira um desfile militar em Pyongyang, na véspera da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno na cidade sul-coreana de Pyeongchang, informou o governo de Seul.

"Ficamos sabendo que o Norte celebrou um desfile militar na praça Kim Il-Sung de Pyongyang a partir das 10H30 de hoje", declarou uma fonte do governo sul-coreano.

A televisão oficial norte-coreana não divulgou nenhuma imagem ao vivo do evento.

A Coreia do Norte anunciou no mês passado que celebraria o 70º aniversário de seu exército em 8 de fevereiro, ao invés de 25 de abril.

A notícia surpreendeu a comunidade internacional após a mudança diplomática efetuada desde janeiro pelo regime norte-coreano, que aproveitou os Jogos Olímpicos para se aproximar do vizinho do Sul.

Para alguns analistas, a Coreia do Norte pretende normalizar o status de "Estado nuclear de fato" com sua nova estratégia. Para eles, o país tenta, talvez, obter uma redução das sanções internacionais contra seu regime e criar uma divisão na relação de aliados entre Coreia do Sul e Estados Unidos.

O governo norte-coreano afirmou nesta quinta-feira que não tem interesse em uma reunião com os representantes dos Estados Unidos durante as Olimpíadas de Inverno.

"Não temos nenhuma intenção de uma reunião com as autoridades americanas durante nossa visita ao Sul", declarou Cho Yong-Sam, alto funcionário do ministério norte-coreano das Relações Exteriores, segundo a agência de notícias KCNA.

"Nunca pedimos um diálogo com os Estados Unidos e nunca o faremos", disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)