(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Único condenado por 11/9 denuncia 'tortura psicológica' na prisão


postado em 05/02/2018 21:36

O francês Zacarias Moussaoui, único condenado nos Estados Unidos pelos atentados de 11 de setembro de 2001, acusa o governo de Donald Trump pelas condições de detenção nas quais vive na prisão de alta segurança do Colorado.

Em uma carta manuscrita - consultada pela AFP - o prisioneiro diz sofrer "uma tortura psicológica em sua prisão em isolamento" e exige ser ouvido por um juiz.

Segundo o documento, datado no mês de dezembro, Moussaoui acusa o governo de Trump e a administração penitenciária de o privarem do acesso a um advogado a fim de "quebrá-lo psicologicamente" e de "impedi-lo de revelar a verdade sobre o 11 de setembro".

Em sua demanda, assim como em outra solicitação escrita paralelamente, Moussaoui reitera velhas acusações de que príncipes da Arábia Saudita teriam financiado a Al-Qaeda e participado da preparação do ataque em solo americano.

O ex-membro da Al-Qaeda, que fez curso de pilotagem em Oklahoma para ser um dos piratas nos ataques de 2001, assina suas demandas com a expressão "Escravo de Alá", acrescentando as frases "combatente inimigo" e "suposto 20º pirata aéreo".

A Justiça americana rechaçou apelações anteriores tentadas por Moussaoui, condenado à prisão perpétua e cuja saúde mental foi objeto de debate durante seu julgamento em 2006.

Desmentidas pela Arábia Saudita - importante aliado de Washington no Oriente Médio - e refutadas pelas conclusões da investigação oficial, as acusações de Moussaoui envolvendo dirigentes sauditas tampouco tiveram acompanhamento judicial.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)