(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vaca que fugiu do matadouro vira celebridade na Holanda


postado em 02/02/2018 18:18

Uma vaca fugiu para uma floresta quando ia para o matadouro na Holanda e permanece escondida há um mês, desatando uma onda de solidariedade entre os holandeses, que decidiram salvá-la.

A história deste bovino de couro avermelhado comoveu o país, que recorreu às redes sociais para demonstrar seu apoio e um partido político iniciou uma campanha de financiamento participativo.

Milhares de holandeses decidiram arrecadar fundos para oferecer à vaca Hermien uma aposentadoria confortável em um refúgio que abriga o gado que se aproxima do fim da vida, ao invés de acabar nos ganchos de um açougue.

"Deve ter vivido um momento de estresse e de medo ao ver o caminhão que ia ao matadouro. Desde então, não conseguimos capturá-la", explicou à AFP o veterinário Edo Hamersma.

Hermien fugiu com outra vaca que conseguiram capturar rapidamente quando iniciavam sua fuga pelo leste da Holanda. Já sozinha, Hermien visitou furtivamente à noite os estábulos vizinhos em busca de comida.

No Twitter surgiram hashtags como #YosoyHermien, #GoHermien, #Mekoe (literalmente "eu vaca", em alusão ao #MeToo, Eu também) para salvar o "heroico" bovino, de três anos e meio.

A família real também deu seu apoio: "Debemos salvar a la vaca Hermien", "vamos comprá-la juntos para presenteá-la com sua liberdade", tuitou Pieter van Vollenhoven, gerno da monarca anterior, a rainha Beatriz.

O movimento de solidariedade permitiu reunir quase 50.000 euros (62.300 dólares), o suficiente para comprar a vaca de seu criador para que possa continuar passeando pelas pradarias e desfrutar de seus últimos dias, segundo o jornal popular AD.

Mas para isso é preciso capturá-la.

"Não posso chegar perto dela e atirar nela para fazê-la dormir. Está muito estressada e medrosa, poderia se assustar e atravessar a rodovia", advertiu o veterinário, que já socorreu duas bezerras neste mesmo local.

"É preciso deixá-la sossegada, esperar que chegue o momento certo e a saída do gado ao campo. Então, deveria se aproximar de seus pares por si mesma", acrescentou Edo Hamersma.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)