(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mahmud Abbas pedirá que UE reconheça Estado da Palestina


postado em 21/01/2018 20:06

O presidente palestino, Mahmud Abbas, vai pedir que a União Europeia reconheça o Estado da Palestina, durante sua visita na segunda-feira a Bruxelas, afirmou neste domingo (21) à AFP o ministro palestino de Relações Exeriores, Riyad al-Malki.

Mahmud Abbas "espera que os ministros europeus de Relações Exteriores reconheçam coletivamente o Estado da Palestina", em resposta à decisão do presidente americano, Donald Trump, que em dezembro passado reconheceu Jerusalém como capital de Israel, declarou al-Malki.

O chanceler ressaltou que o presidente palestino "se mantém comprometido" com o processo de paz no Oriente Médio.

O estatuto de Jerusalém é um dos obstáculos do processo de paz, paralisado desde 2014.

Em 1967, Israel ocupou e depois anexou a parte oriental da cidade, algo considerado ilegal pela ONU. Os palestinos, por sua vez, pretendem fazer de Jerusalém Oriental a capital do Estado ao qual aspiram.

Rompendo unilateralmente com décadas de diplomacia americana e com o consenso internacional, Trump realizou - na opinião dos israelenses - um ato "histórico" reconhecendo o vínculo milenar entre os judeus e a cidade de Jerusalém.

Para os palestinos, pelo contrário, manifestou abertamente sua posição pró-israelense e deslegitimou os Estados Unidos no papel de mediador de um processo de paz.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)