(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UE avalia 'implicações' do ultimato de Trump sobre acordo nuclear iraniano


postado em 16/01/2018 19:10

A União Europeia (UE) e os três países europeus signatários do acordo nuclear com o Irã "avaliam cuidadosamente as implicações" do comunicado do presidente americano, Donald Trump, que quer negociar um "acordo de controle" para endurecer o texto, indicou o responsável europeu nesta terça-feira (16).

"Estamos atualmente, os E3 (França, Alemanha e Reino Unido, signatários do acordo nuclear com Rússia, China, Estados Unidos e Irã) e os outros Estados-membros da UE, discutindo cuidadosamente o comunicado e suas implicações", afirmou o comissário europeu Johannes Hahn ao Parlamento da UE.

"Apesar de minha forte inclinação, ainda não retirei os Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã", disse Trump na sexta-feira.

Concretamente, restam 120 dias - até a próxima data-limite de suspensão das sanções - para encontrar um entendimento com os europeus sobre "um acordo de controle" que pretende endurecer as condições do texto final, informou uma alta autoridade do governo americano.

A questão será abordada pela Alta representante da UE para as Relações Exteriores, Federica Mogherini, durante uma reunião na segunda-feira em Bruxelas com os chefes da diplomacia dos 28 países da UE.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)