(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA devolve ao Líbano relíquias roubadas durante guerra civil


postado em 15/12/2017 20:37

Os Estados Unidos devolveram nesta sexta-feira às autoridades libanesas três relíquias roubadas durante a guerra civil no Líbano, incluindo uma estátua que foi exibida em um dos principais museus de Nova York.

Os artefatos antigos incluem uma cabeça de touro que foi recuperada neste ano do Metropolitan Museum of Art, ao qual estava emprestada.

A cabeça de mármore, que se presume ser de origem grega e do ano 360 antes de Cristo, foi avaliada em cerca de 1,2 milhão de dólares.

O museu disse que entregou a peça ao escritório do procurador do distrito de Manhattan depois que um curador descobriu que pode ter sido roubada durante a guerra civil no Líbano (1975-1990).

As outras relíquias - dois torsos de mármore do século 5 e 6 antes de Cristo - foram encontrados em escavações perto de Sidon, no sudoeste do Líbano. As peças foram roubadas durante a guerra, disseram funcionários americanos.

O procurador do distrito de Manhattan, Cyrus Vance, que participou da cerimônia de repatriação junto ao embaixador libanês, disse que desde 2012 seu escritório recuperou milhares de relíquias traficadas, avaliadas em mais de 150 milhões de dólares.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)