(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA denuncia obstrucionismo de Damasco a diálogo de paz


postado em 15/12/2017 19:25

Os Estados Unidos denunciaram nesta sexta-feira o "obstrucionismo e a procrastinação" do governo sírio nas conversas de paz de Genebra, pedindo aos apoiadores de Bashar al-Assad para "pressionar" Damasco.

A última rodada de negociações terminou na quinta-feira sem avanços, e o emissário da ONU, Staffan de Mistura, acusou a delegação do governo de "não ter buscado verdadeiramente um diálogo".

"Concordamos com o pedido de Staffan de Mistura aos apoiadores do regime para que façam pressão sobre o regime, a fim de que participe plenamente das negociações concretas com a oposição em Genebra", declarou a porta-voz do Departamento de Estado americano, Heather Nauert, em comunicado.

Nauert acolheu favoravelmente a "participação construtiva" da oposição síria.

Esta semana, o secretário de Estado, Rex Tillerson, pediu diretamente à Rússia, aliada do presidente Al-Assad, "agir de forma que o regime participe das conversas" e permaneça na mesa de negociações.

"Os Estados Unidos pedem a todas as partes trabalhar seriamente em uma resolução política do conflito, sob pena de enfrentar um isolamento e uma instabilidade sem fim na Síria", assinalou Nauert.

De Mistura organizou sete rodadas de negociações em Genebra desde 2016, mas não alcançou resultados significativos.

No oitavo ciclo, que começou em 28 de novembro, as conversas se centraram na redação de uma Constituição e na organização de eleições supervisionadas pela ONU.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)