(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA alerta sobre produção de fentanil no México


postado em 14/12/2017 22:16

Os Estados Unidos advertiram nesta quinta-feira que organizações criminosas no México estão produzindo fentanil, um opioide sintético 50 vezes mais forte que a heroína, que até o momento procedia da China.

O procurador-geral dos EUA, Jeff Sessions, pediu a destruição destes laboratórios clandestinos para evitar "um grande problema no futuro", ao final de uma reunião bilateral entre Estados Unidos e México sobre organizações criminosas internacionais.

"O fentanil, a princípio, chegava principalmente da China, diretamente pelo correio para os Estados Unidos", recordou Sessions.

Agora, "uma quantidade considerável" também chega via México, pela fronteira, e "também estamos vendo que laboratórios de fabricação estão se desenvolvendo" no território mexicano.

Cada vez mais o fentanil causa overdose entre usuários de drogas nos Estados Unidos, onde no ano passado matou 64 mil pessoas.

"Assim, uma das prioridades que gostaria de ter é cortar este mal pela raiz, focar intensamente nestes laboratórios, e garantir que não serão um grande problema no futuro", disse Sessions.

O chanceler mexicano, Alberto Elías Beltrán, disse que o governo de Enrique Peña Nieto também está concentrado em fechar estes laboratórios.

Ao combater a produção de heroína, a força pública também se concentra "no fechamento dos laboratórios clandestinos que podem produzir tanto esta substância como o fentanil".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)