Mansões milionárias estão em chamas: incêndios florestais atingiram, nesta quarta-feira (6), bairros nobres de Los Angeles, forçando evacuações e uma proteção à coleção do museu Getty, que fica nesta região.
Dois novos incêndios em Los Angeles - chamados de Getty e Skirball, por causa dos centros culturais da cidade - foram registrados durante a madrugada. Eles se somam a vários outros registrados desde a noite de segunda-feira e que forçaram a evacuação de mais de 200 mil pessoas no sul da Califórnia.
A zona exclusiva atravessada pela Mulholland Drive no norte e Sunset Boulevard no sul foi evacuada. Havia nuvens de fumaça sobre Bel-Air, onde vivem celebridades como Beyoncé e o empresário bilionário Elon Musk.
Segundo o jornal Los Angeles Times, seis casas no luxuoso bairro foram atingidas pelas chamas.
O principal combustível para os incêndios são os fortes ventos de Santa Ana, somados a um verão e uma primavera (do Hemisfério Norte) muito secos, após o primeiro inverno úmido em anos.
O maior incêndio registrado é o Thomas, no condado vizinho de Ventura, que ameaça 12 mil casas e comércios, já destruiu centenas deles, e que, fora de controle, chegou até o oceano Pacífico.
"Esses são dias que partem nossos corações, mas que também demonstram a resistência da nossa cidade", disse o prefeito Eric Garcetti em uma coletiva de imprensa, na qual informou que quatro casas foram destruídas pelo Skirball.