(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Gosto de grilo: Finlândia vai vender pão feito com inseto


23/11/2017 17:01

Uma receita de revirar o estômago, ou a solução para a fome mundial? Um grupo de padarias finlandesas anunciou nesta quinta-feira que será o primeiro do mundo a oferecer em suas lojas pães feitos de insetos.

O pão contém grilos secos pulverizados e misturados à farinha. Cada um contém 70 insetos, cerca de 3% do peso do pão.

"A humanidade precisa de fontes novas e sustentáveis de nutrição", explicou Juhani Sibakov, diretor de inovação na Fazer Bakery, uma das maiores empresas de alimentação da Finlândia, em nota.

A Organização para Alimentação e Agricultura (FAO) das Nações Unidas lançou, em 2013, um programa para encorajar a criação e o consumo de insetos, afirmando que os insumos baratos e ecológicos poderiam alimentar até 9 bilhões de pessoas até 2030.

No começo deste mês, a Finlândia de tornou o quinto país europeu a retirar uma proibição à venda de insetos comestíveis.

"Estamos ansiosos para ver como nosso novo pão será recebido", afirmou Sibakov.

Os primeiros pães de grilo estão disponíveis em 11 lojas da padaria finlandesa a partir desta sexta-feira.

As vendas serão feitas inicialmente em cidades próximas à capital Helsinque, devido à falta de farinha de grilo para o consumo nacional.

Diversas lojas na Bélgica, na Holanda, na Dinamarca e na Áustria vendem produtos de origem de insetos para consumo humano.

Cerca de 2,5 bilhões de pessoas, sobretudo na Ásia, já comem insetos, que são ricos em ácidos graxos, cálcio, ferro e vitamina B12, de acordo com a FAO.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)