(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Separatistas da Catalunha farão sessão plenária para discutir intervenção de Madri


postado em 23/10/2017 07:55

Os partidos separatistas da Catalunha sugeriram nesta segunda-feira uma sessão plenária para quinta-feira para analisar a "agressão institucional", que, segundo eles, implica a intervenção do governo espanhol na autonomia regional, informou o porta-voz da maioria parlamentar.

Segundo Lluís Corominas, porta-voz parlamentar da coalizão no poder, Junts pel Sí (Juntos pelo Sim), a sessão plenária pode durar até sexta, quado o Senado espanhol se reúne para aprovar a destituição do governo regional proposta pelo executivo central de Mariano Rajoy.

A realização desse plenário era uma exigência da facção mais radical do separatismo na Catalunha, o partido de extrema-esquerda CUP, que alertou, em um comunicado nesta segunda-feira, que a intervenção do governo regional por parte de Madri terá uma resposta na "desobediência civil em massa".

Esta formação, apoio-chave do presidente regional Carles Puigdemont, assegura que a intenção do governo espanhol de destituir o executivo catalão e controlar seu parlamento "é a maior agressão contra a região desde a ditadura de Francisco Franco" (1939-1975).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)