(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Separatistas catalães tiram dinheiro de bancos para protestar


postado em 20/10/2017 08:37

Os simpatizantes da causa separatista da Catalunha sacaram, de modo orquestrado, nesta sexta-feira quantidades de dinheiro simbólicas ou substanciais dos bancos, em protesto contra o governo espanhol e os bancos que transferira, sua sede social da região.

"É uma forma de protestar. Não queremos fazer nenhum mal à economia espanhola ou catalã", disse Roser Cobos, uma advogada de 42 anos que sacou 1.714 euros, em referência ao ano da toma de Barcelona pelas tropas do rei Felipe V, e a subsequente anulação das instituições autônomas as regiões que se opuseram.

"É a única forma que os catalães têm de mostrar seu desacordo com a atitude do Estado espanhol", acrescentou.

Duas associações separatistas, a Assembleia Nacional Catalã (ANC) e Omnium Cultural, convocaram os militantes nas redes sociais a várias "ações diretas pacíficas" para mostrar seu descontentamento com o governo de Mariano Rajoy, sobretudo retirando dinheiro, "de preferência entre 08H00 e 09H00".

Os líderes de ambas as associações - Jordi Sánchez e Jordi Cuixart, respectivamente - estão presos preventivamente como suspeitos de sedição.

A perspectiva de uma declaração unilateral de independência fez que centenas de empresas trasladaram suas sedes sociais em outubro, começando pelos dois grandes bancos catalães, CaixaBank, terceiro da Espanha, e Banco Sabadell, quinto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)