(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Senado rejeita decisão do Supremo e mantém Aécio


postado em 17/10/2017 22:22

O Senado derrubou nesta terça-feira a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) determinando o afastamento do senador mineiro Aécio Neves (PSDB) do mandato, o que permite ao ex-candidato à presidência retomar suas atividades parlamentares.

Aécio foi denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR) pelos crimes de obstrução de Justiça e organização criminosa, com base nas delações premiadas de executivos da JBS, inclusive o empresário Joesley Batista.

Segundo a PGR, Aécio pediu 2 milhões de reais em propina a Joesley Batista e atuou contra a Operação Lava Jato.

Após a vitória no Senado, por 44 votos contra 26, a assessoria de Aécio divulgou uma nota revelando que o senador "recebeu com serenidade a decisão do Senado Federal que lhe permite retomar o exercício do mandato conferido pelo voto de mais 7 milhões de mineiros".

"Tal decisão restabeleceu princípios essenciais de um Estado democrático, garantindo tanto a plenitude da representação popular, como o devido processo legal, assegurando ao senador a oportunidade de apresentar sua defesa e comprovar cabalmente na Justiça sua inocência em relação às falsas acusações das quais foi alvo".

A decisão da Primeira Turma do STF contra Aécio havia provocado uma crise institucional entre os poderes Legislativo e Judiciário. A questão foi levada ao plenário do Supremo, que em votação acirrada concluiu que cabe ao Congresso a palavra final sobre o afastamento de parlamentares.

Nesta terça-feira, as lideranças de PT, PSB, PDT, PSC e Rede orientaram o voto a favor do afastamento de Aécio, enquanto PMDB, PSDB, PP, PR, PRB, PROS e PTC defenderam a manutenção das atividades parlamentares do senador.

DEM e PSD liberaram os senadores a votar como quisessem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)