(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Diálogo ONU-Myanmar não avança sobre ajuda e volta de refugiados


postado em 17/10/2017 19:01

Um alto funcionário das Nações Unidas regressou nesta terça-feira sem resultados de cinco dias de negociações em Myanmar, onde tentava um regresso seguro para os rohingyas refugiados em Bangladesh e o acesso de voluntários humanitários.

Jeffrey Feltam, subsecretário-geral para assuntos políticos da ONU discutiu com a líder de fato de Myanmar, Aung San Suu Kyi, e com o chefe do Exército birmanês, general Min Aung Hlaing, sobre o drama dos 582 mil rohingyas que fugiram a partir de agosto de uma ofensiva do Exército contra rebeldes no estado de Rakain.

O funcionário sobrevoou o estado de Rakain de avião e observou aldeias incendiadas, informou uma fonte da ONU.

Em Myanmar, Feltam "reiterou o apelo do secretário-geral, António Guterres, para que ativistas humanitários tenham acesso completo e ilimitado ao estado de Rakain, e que os refugiados possam regressar de forma voluntária, segura e digna a seus locais de origem", revelou o porta-voz da ONU Stephane Dujarric.

A ONU não esperava "vitórias rápidas" com esta viagem, destacou Dujarric. "É uma discussão continuada com o governo de Myanmar (...) mas queríamos ver um acesso (da ajuda humanitária) o mais rápido possível".

A ONU denuncia a campanha do Exército em Rakain como uma limpeza étnica, mas as autoridades birmanesas afirmam que as operações buscam erradicar grupos rebeldes rohingyas que atacaram delegacias no final de agosto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)