(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Press Release from Business Wire : Takeda Pharmaceutical Company Limited


postado em 17/10/2017 06:52

A Takeda Pharmaceutical Company Limited (TSE: 4502) anunciou hoje que os dados do teste clínico de Fase 2 ALTA (sigla em inglês para ALK in Lung Cancer Trial of AP26113) avaliando o ALUNBRIGTM (brigatinib) em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPNPC) localmente avançado ou em metástase positivo para quinase de linfoma anaplásico (ALK +) que progrediram ao crizotinib serão apresentados em uma sessão oral na 18a Conferência Mundial sobre o Câncer de Pulmão (WCLC) da Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão (IASLC) no dia 16 de outubro, às 16h30-16h40 (horário do Japão). A apresentação vai compartilhar dados de segurança e eficácia atualizados do ensaio a partir de 21 de fevereiro de 2017, que continuam apoiando resultados clínicos previamente relatados.

O teste randomizado ALTA de Fase 2 foi projetado para investigar a eficácia e segurança do ALUNBRIG em dois regimes de dosagem. Os pacientes receberam 90 mg do ALUNBRIG uma vez ao dia (n=112, 90 mg; Grupo A) ou 180 mg uma vez ao dia após um período anterior de 7 dias recebendo 90 mg uma vez ao dia (n=110, 180 mg; Grupo B).

"Os dados apresentados na WCLC fornecem mais evidências que apoiam o papel do ALUNBRIG no tratamento de pacientes com CPNPC avançado ALK+", disse o Dr. David Kerstein, diretor médico sênior e chefe clínico global do ALUNBRIG na área de Pesquisa Clínica em Oncologia da Takeda. "Continua existindo uma necessidade não atendida para mais de 30 mil pacientes no mundo todo a cada ano diagnosticados com esta forma grave e rara de câncer de pulmão. Somos motivados pelos dados atualizados do teste ALTA, que apoiam a eficácia e segurança do ALUNBRIG em uma população refratária ao crizotinib, no regime de dosagem que está sendo levado adiante para os testes clínicos atuais e futuros."

"Os dados atualizados do teste ALTA também apoiam o benefício clínico do ALUNBRIG (brigatinib)", afirmou o Dr. Myung-Ju Ahn, do Departamento de Hematologia e Oncologia do Samsung Medical Center. "Eu me sinto especialmente estimulado pela eficácia observada em pacientes com metástases cerebrais, câncer que se espalhou pelo cérebro. O sistema nervoso central é um local comum de progressão desta doença, com metástases cerebrais ocorrendo em até 70% dos pacientes após o tratamento com crizotinib. Com o regime de dosagem de 180 mg de brigatinib, dois terços dos pacientes com metástases cerebrais mensuráveis tiveram uma resposta intracraniana, com uma duração de resposta mediana intracraniana de 16,6 meses."

Brigatinib no CPNPC ALK+ refratário ao crizotinib: Resultados Atualizados de Eficácia e Segurança do ALTA, um Teste Aleatório de Fase 2. (Sumário 8027, Apresentação oral no dia 16 de outubro, 16h30-16h40, no Centro de Convenções PACIFICO Yokohama, Salas 301 e 302)

Dados de acompanhamento a partir de 21 de fevereiro de 2017, 17 meses após o último paciente inscrito; a última verificação cerebral foi em 28 de fevereiro de 2017.

As principais conclusões, que serão apresentadas pelo Dr. Myung-Ju Ahn, do Samsung Medical Center, incluem:

-- A partir de 21 de fevereiro de 2017, em um período médio de seguimento de 16,8 e 18,6 meses em Grupos A (90 mg uma vez ao dia) e B (180 mg uma vez ao dia após um período de 7 dias de 90 mg uma vez por dia), respectivamente, 32% dos pacientes no Grupo A e 41% dos pacientes no Grupo B continuaram recebendo o ALUNBRIG.

-- A taxa de resposta objetiva (TRO) confirmada avaliada pelo pesquisador, que foi o resultado principal, foi de 46% no Grupo A e 55% no Grupo B. Segundo o Comitê Independente de Revisão (IRC), a taxa de resposta global (TRG) confirmada foi de 51% no Grupo A e 55% Grupo B.

-- A duração de resposta (DDR) mediana avaliada pelo pesquisador foi de 12 meses no Grupo A e 13,8 meses no Grupo B. A DDR mediana avaliada pelo IRC foi de 13,8 meses no Grupo A e 14,8 meses no Grupo B.

-- A sobrevida livre de progressão (SLP) mediana avaliada pelo pesquisador foi de 9,2 meses no Grupo A e 15,6 meses no Grupo B. A SLP mediana avaliada pelo IRC foi de 9,2 meses no Grupo A e 16,7 meses no Grupo B.

-- A sobrevida global (SG) mediana não foi alcançada no Grupo A e foi de 27,6 meses no Grupo B. A probabilidade da SG em um ano foi de 70% no Grupo A e 80% no Grupo B.

-- Dos pacientes com metástases cerebrais mensuráveis no patamar inicial (n=26/n=18, Grupo A/Grupo B), 50% no Grupo A e 67% no Grupo B obtiveram uma resposta objetiva intracraniana confirmada segundo avaliação do IRC; a duração de resposta mediana intracraniana não foi alcançada no Grupo A e foi de 16,6 meses no Grupo B.

-- Em pacientes com metástases cerebrais no patamar inicial, a SLP mediana intracraniana avaliada pelo IRC foi de 12,8 meses no Grupo A e 18,4 meses no Grupo B.

-- O grau mais comum de ?3 eventos adversos (EAs) relacionados ao tratamento (Grupo A/Grupo B) incluíram elevação da fosfoquinase de creatina no sangue (3%/11%), hipertensão (4%/4%), elevação da lipase (4%/4%), pneumonia (2%/4%) e erupção cutânea (1%/4%). A redução da dosagem (9%/30%) ou sua interrupção (4%/11%) devido a quaisquer eventos adversos foi relatada.

-- Os dados de eficácia e segurança do teste ALTA continuam apoiando futuros ensaios clínicos com o regime de dosagem de 180 mg.

Sobre o Teste ALTA

O teste ALTA (sigla em inglês para ALK in Lung Cancer Trial of AP26113) de Fase 2 do brigatinib em adultos é um ensaio clínico em andamento, multicêntrico, aberto e com dois grupos de controle, que envolveu 222 pacientes com CPNPC ALK+ localmente avançado ou em metástase que progrediram ao crizotinib. Os pacientes receberam 90 mg do ALUNBRIG uma vez ao dia (n=112) ou 180 mg uma vez ao dia após um período anterior de 7 dias recebendo 90 mg uma vez ao dia (n=110). A principal medida de resultado da eficácia foi confirmada em todas as taxas de resposta global (TRG) segundo os Critérios de Avaliação de Respostas em Tumores Sólidos (RECIST v1.1), conforme avaliação do pesquisador. Os resultados adicionais incluíram taxas de resposta global (TRG), duração da resposta (DDR), TRG intracranianas, sobrevida livre de progressão (SLP) intracraniana avaliados pelo Comitê Independente de Revisão (IRC).

Sobre o ALK+ NSCLC

O câncer de pulmão em células não pequenas (NSCLC) é a forma mais comum de câncer de pulmão, representando cerca de 85% dos 222.500 novos casos estimados de câncer de pulmão diagnosticados a cada ano nos EUA, segundo a Sociedade Americana do Câncer. Estudos genéricos indicam que rearranjos de cromossomos na quinase anaplástica de linfoma (ALK) são fatores chave em um subconjunto de pacientes com NSCLC. Cerca de 2 a 8% dos pacientes com NSCLC em metástase têm um rearranjo no gene de ALK.

O sistema nervoso central (CNS) é um local frequente para a progressão do ALK+ NSCLC, com metástases cerebrais presentes em até 70% dos pacientes após o tratamento com crizotiniba.

Sobre o ALUNBRIG?(brigatinib)

O ALUNBRIG é um medicamento de combate ao câncer descoberto pela ARIAD Pharmaceuticals, Inc., que foi adquirida pela Takeda em fevereiro de 2017. Recentemente, o ALUNBRIG recebeu a Aprovação Acelerada da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) para pacientes com CPNPC ALK+ que progrediram ou são intolerantes ao crizotinib. Esta indicação foi aprovada a partir da Aprovação Acelerada com base na taxa de resposta ao tumor e duração da resposta. A aprovação continuada para esta indicação pode ser condicionada à verificação e descrição dos benefícios clínicos em um teste de confirmação.

O ALUNBRIG recebeu a Designação de Terapêutica Inovadora da FDA para o tratamento de pacientes com CPNPC ALK+ cujos tumores são resistentes ao crizotinib, sendo concedida a Designação de Medicamento Órfão pela FDA para o tratamento do CPNPC ALK+, ROS1+ e EGFR+ CPNPC. Uma Aplicação de Autorização de Marketing (MAA) para o ALUNBRIG foi submetida à Agência Europeia de Medicamentos (EMA) em fevereiro de 2017.

Nos Estados Unidos, o regime recomendado de dosagem para o ALUNBRIG é de:

-- 90 mg via oral uma vez ao dia pelos primeiros 7 dias;

-- Se 90 mg forem tolerados durante os primeiros 7 dias, aumente a dosagem para 180 mg via oral uma vez ao dia.

O programa de desenvolvimento clínico ALTA reforça ainda mais o compromisso da Takeda em desenvolver terapêuticas inovadoras para pessoas que vivem com CPNPC ALK+ no mundo todo e para profissionais de saúde que tratam essas pessoas. Além do teste ALTA em andamento de Fase 1/2 e Fase 2, o brigatinib também vem sendo estudado no teste ALTA 1L de Fase 3 - a fim de avaliar sua eficácia e segurança em comparação com o crizotinib em pacientes com CPNPC ALK+ localmente avançado ou em metástase que não tenham recebido tratamento prévio com um inibidor de ALK.

Para saber mais sobre o ALUNBRIG, acesse www.ALUNBRIG.com ou ligue para 1-844-217-6468. Para mais informações sobre os testes clínicos do brigatinib, acesse www.clinicaltrials.gov.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES

Doença Intersticial dos Pulmões (ILD)/Pneumonia:Reações pulmonares adversas fatais e severas com ameaça à vida consistentes com doença intersticial dos pulmões (ILD)/pneumonia ocorreram com o ALUNBRIG. No Teste ALTA (ALTA), a ILD/pneumonia ocorreu em 3,7% dos pacientes no grupo de 90 mg (90 mg uma vez ao dia) e 9,1% dos pacientes no grupo 90?180 mg (180 mg uma vez ao dia e nos 7 dias anteriores com 90 mg uma vez ao dia). Reações adversas consistentes com possível ILD/pneumonia ocorrida preliminarmente (dentro de 9 dias do início do ALUNBRIG; em média, os primeiros sintomas apareceram após 2 dias) em 6,4% dos pacientes, com reações de Grau 3 a 4 ocorrendo em 2,7%. Monitore quanto a novos ou piora dos sintomas respiratórios (ex.: dispneia, tosse etc.), particularmente durante a primeira semana de início do ALUNBRIG. Interrompa o ALUNBRIG em qualquer paciente com novos ou piora dos sintomas respiratórios e avalie imediatamente quanto à ILD/pneumonia ou outras causas de sintomas respiratórios (ex.: embolia pulmonar, progressão do tumor e pneumonia infecciosa). Para ILD/pneumonia de Grau 1 ou 2, reinicie o ALUNBRIG com redução da dosagem após recuperar o patamar inicial ou interrompa permanentemente o ALUNBRIG. Interrompa permanentemente o ALUNBRIG para ILD/pneumonia de Grau 3 ou 4 ou recorrência de ILD/pneumonia de Grau 1 ou 2.

Hipertensão: No ALTA, a hipertensão foi registrada em 11% dos pacientes no grupo de 90 mg que receberam o ALUNBRIG e 21% dos pacientes no grupo de 90?180 mg. A hipertensão de Grau 3 ocorreu em 5,9% dos pacientes de modo geral. Controle a pressão sanguínea antes do tratamento com o ALUNBRIG. Monitore a pressão sanguínea após 2 semanas e, pelo menos, mensalmente depois disso durante o tratamento com o ALUNBRIG. Interrompa o ALUNBRIG para hipertensão de Grau 3 apesar da terapêutica anti-hipertensiva ideal. Após a diminuição ou melhoria para a severidade de Grau 1, reinicie o ALUNBRIG com uma dosagem reduzida. Considere a interrupção permanente do tratamento com o ALUNBRIG para hipertensão de Grau 4 ou recorrência de hipertensão de Grau 3. Tome cuidado ao administrar o ALUNBRIG em combinação com agentes anti-hipertensivos que causam bradicardia.

Bradicardia: A bradicardia pode ocorrer com o ALUNBRIG. No ALTA, frequências cardíacas menores que 50 batimentos por minuto (bpm) ocorreram em 5,7% dos pacientes no grupo de 90 mg e 7,6% dos pacientes no grupo de 90?180 mg. A bradicardia de Grau 2 ocorreu em 1 (0,9%) paciente no grupo de 90 mg. Monitore a frequência cardíaca e a pressão cardíaca durante o tratamento com o ALUNBRIG. Monitore os pacientes com mais frequência, se não puder ser evitado o uso concomitante de medicamento conhecido que causa bradicardia. Para bradicardia sintomática, interrompa o ALUNBRIG e revise o uso concomitante de medicamentos com aqueles conhecidos causadores de bradicardia. Se um medicamento concomitante que causa bradicardia for identificado e interrompido ou a dosagem ajustada, reinicie o ALUNBRIG na mesma dosagem após a diminuição da bradicardia sintomática; do contrário, reduza a dosagem do ALUNBRIG após a diminuição da bradicardia sintomática. Interrompa o ALUNBRIG para bradicardia com ameaça à vida se não for identificada a contribuição de medicamento de uso concomitante.

Distúrbio Visual: No ALTA, reações adversas que conduziram ao distúrbio visual, incluindo visão embaçada, diplopia e redução da acuidade visual, foram registradas em 7,3% dos pacientes tratados com o ALUNBRIG no grupo de 90 mg e 10% dos pacientes no grupo de 90?180 mg. Edema macular de Grau 3 e catarata ocorreram em 1 paciente, cada um, no grupo de 90?180 mg. Aconselhe os pacientes a informar sobre quaisquer sintomas visuais. Interrompa o ALUNBRIG e obtenha uma avaliação oftalmológica em pacientes com novos ou piora dos sintomas visuais de Grau 2 ou severidade maior. Após o restabelecimento dos distúrbios visuais de Grau 2 ou 3 para severidade de Grau 1 ou do patamar inicial, reinicie o ALUNBRIG com uma dosagem reduzida. Interrompa permanentemente o tratamento com o ALUNBRIG em distúrbios visuais de Grau 4.

Elevação da Fosfoquinase de Creatina (CPK): No ALTA, a elevação da fosfoquinase de creatina (CPK) ocorreu em 27% dos pacientes que receberam o ALUNBRIG no grupo de 90 mg e 48% dos pacientes no grupo de 90 mg?180 mg. A incidência da elevação de CPK de Grau 3 ou 4 foi 2,8% no grupo de 90 mg e 12% no grupo de 90?180 mg. A redução da dosagem quanto à elevação de CPK ocorreu em 1,8% dos pacientes no grupo de 90 mg e 4,5% no grupo de 90?180 mg. Aconselhe os pacientes a informar sobre qualquer dor muscular sem explicação, sensibilidade ou fraqueza. Monitore os níveis da CPK durante o tratamento com o ALUNBRIG. Interrompa o ALUNBRIG se houver elevação da fosfoquinase de creatina para o Grau 3 ou 4. Após a diminuição ou restabelecimento ao Grau 1 ou do patamar inicial, reinicie o ALUNBRIG na mesma dosagem ou com uma dosagem reduzida.

Elevação de Enzimas Pancreáticas: No ALTA, a elevação da amilase ocorreu em 27% dos pacientes no grupo de 90 mg e 39% dos pacientes no grupo de 90?180 mg. Elevações de lipase ocorreram em 21% dos pacientes no grupo de 90 mg e 45% dos pacientes no grupo de 90?180 mg. A elevação da amilase de Grau 3 ou 4 ocorreu em 3,7% dos pacientes no grupo de 90 mg e 2,7% dos pacientes no grupo de 90?180 mg. A elevação da lipase de Grau 3 ou 4 ocorreu em 4,6% dos pacientes no grupo de 90 mg e 5,5% dos pacientes no grupo de 90?180 mg. Monitore a lipase e a amilase durante o tratamento com o ALUNBRIG. Interrompa o ALUNBRIG se houver elevação de enzimas pancreáticas para o Grau 3 ou 4. Após a diminuição ou restabelecimento ao Grau 1 ou do patamar inicial, reinicie o ALUNBRIG na mesma dosagem ou com uma dosagem reduzida.

Hiperglicemia: No ALTA, 43% dos pacientes que receberam o ALUNBRIG experimentaram nova ou piora da hiperglicemia. A hiperglicemia de Grau 3, baseada na avaliação em laboratório de níveis de glicose sérica em jejum, ocorreu em 3,7% dos pacientes. Dois de 20 (10%) pacientes com diabete ou intolerância à glicose no patamar inicial solicitaram o início da insulina enquanto recebiam o ALUNBRIG. Avalie a glicose sérica em jejum antes do início do ALUNBRIG e monitore periodicamente após isso. Inicie ou otimize medicamentos anti-hiperglicêmicos conforme necessário. Se o controle adequado da hiperglicemia não puder ser realizado com a administração médica ideal, interrompa o ALUNBRIG até o controle adequado da hiperglicemia ser alcançado e considere reduzir a dosagem do ALUNBRIG ou interromper permanentemente o mesmo.

Toxicidade Embriofetal: Com base no seu mecanismo de ação e descobertas em animais, o ALUNBRIG pode causar lesão fetal quando administrado em mulheres grávidas. Não há dados clínicos sobre o uso do ALUNBRIG em mulheres grávidas. Aconselhe as gestantes sobre o risco potencial ao feto. Aconselhe as mulheres no período fértil quanto ao uso de anticoncepcionais não hormonais eficazes durante o tratamento com o ALUNBRIG e por, pelo menos, 4 meses após a dosagem final. Aconselhe os homens vivendo com mulheres no período fértil a utilizar preservativos eficazes durante o tratamento e por, pelo menos, 3 meses após a última dosagem do ALUNBRIG.

REAÇÕES ADVERSAS

Sérias reações adversas ocorreram em 38% dos pacientes no grupo de 90 mg e 40% dos pacientes no grupo de 90?180 mg. As reações adversas sérias mais comuns foram pneumonia (5,5% do total, 3,7% no grupo de 90 mg, e 7,3% no grupo de 90?180 mg) e ILD/pneumonia (4,6% do total, 1,8% no grupo de 90 mg e 7,3% no grupo de 90?180 mg). Reações adversas fatais ocorreram em 3,7% dos pacientes e consistiram em pneumonia (2 pacientes), morte repentina, dispneia, parada respiratória, embolia pulmonar, meningite bacteriana e urosepsis (1 paciente cada).

As reações adversas mais comuns (?25%) no grupo de 90 mg foram náusea (33%), fatiga (29%), dor de cabeça (28%) e dispneia (27%), e no grupo de 90?180 mg foram náusea (40%), diarreia (38%), fatiga (36%), tosse (34%) e dor de cabeça (27%).

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

Inibidores de CYP3A: Evite o uso concomitante do ALUNBRIG com fortes inibidores de CYP3A. Evite suco de toranja ou toranja uma vez que isso também pode aumentar as concentrações de plasma do brigatinib. Se o uso concomitante de um forte inibidor de CYP3A for inevitável, reduza a dosagem do ALUNBRIG.

Indutores de CYP3A: Evite o uso concomitante do ALUNBRIG com fortes indutores de CYP3A.

Substratos de CYP3A: A administração conjunta do ALUNBRIG com substratos de CYP3A, incluindo contraceptivos hormonais, pode resultar na diminuição de concentrações e perda da eficácia dos substratos de CYP3A.

USO EM POPULAÇÕES ESPECÍFICAS

Gravidez: O ALUNBRIG pode causar lesão fetal. Aconselhe as mulheres no período fértil sobre o enorme risco ao feto.

Amamentação: Não há dados referentes à secreção de brigatinib no leite humano ou seu efeito no bebê lactante ou na produção de leite. Devido às potenciais reações adversas nos bebês lactantes, aconselhe as mulheres a não amamentar durante o tratamento com o ALUNBRIG.

Homens e mulheres em períodos férteis:

Contracepção: Aconselhe as mulheres no período fértil quanto ao uso de anticoncepcionais não hormonais eficazes durante o tratamento com o ALUNBRIG e por, pelo menos, 4 meses após a dosagem final. Aconselhe os homens vivendo com mulheres no período fértil quanto ao uso de anticoncepcionais não hormonais eficazes durante o tratamento com o ALUNBRIG e por, pelo menos, 3 meses após a dosagem final.

Infertilidade: O ALUNBRIG pode causar redução da fertilidade em homens.

Uso pediátrico: A segurança e eficácia do ALUNBRIG em pacientes pediátricos não foram determinadas.

Uso geriátrico: Estudos clínicos do ALUNBRIG não incluíram números suficientes de pacientes com idade acima de 65 anos para determinar se responderam de modo diferente de pacientes mais jovens. Dos 222 pacientes no ALTA, 19,4% possuíam 65 a 74 anos e 4,1% tinham 75 anos ou mais. Nenhuma diferença clinicamente relevante em segurança ou eficácia foi observada entre pacientes com mais de 65 anos e pacientes mais jovens.

Deficiência hepática ou renal: Nenhum ajuste de dosagem é recomendado para pacientes com insuficiência hepática suave ou insuficiência renal suave ou moderada. A segurança do ALUNBRIG em pacientes com insuficiência hepática moderada ou severa ou insuficiência renal severa não foi estudada.

Veja a Informação Prescritiva completa sobre o ALUNBRIG emwww.ALUNBRIG.com

Sobre a Takeda Pharmaceutical Company

A Takeda Pharmaceutical Company Limited é uma empresa farmacêutica global dirigida à pesquisa e ao desenvolvimento, comprometida em trazer uma melhor saúde e um futuro mais promissor aos pacientes, traduzindo ciência em medicamentos que transformam vidas. A Takeda centra seus esforços de P&D; em oncologia, gastroenterologia e áreas terapêuticas do sistema nervoso central, bem como em vacinas. A Takeda conduz a P&D; tanto internamente quanto com parcerias, a fim de permanecer na vanguarda da inovação. Novos produtos inovadores, especialmente em oncologia e gastroenterologia, além da presença em Mercados Emergentes, intensificam o crescimento da Takeda. Mais de 30 mil empregados da Takeda estão comprometidos em melhorar a qualidade de vida dos pacientes, trabalhando com nossas parcerias em cuidados da saúde em mais de 70 países. Para mais informações, acesse https://www.takeda.com/news.

Informações adicionais sobre a Takeda estão disponíveis no site corporativo (www.takeda.com) e informações adicionais sobre a Takeda Oncology, a marca para a unidade global de oncologia da Takeda Pharmaceutical Company Limited, estão disponíveis no site (www.takedaoncology.com).

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20171017005766/pt/

Takeda Pharmaceutical Company Limited Imprensa no Japão Tsuyoshi Tada, +81 (0) 3-3278-2417 tsuyoshi.tada@takeda.com ou Imprensa fora do Japão/Europa Shawn Goodman, +1-617-444-1250 Shawn.Goodman@takeda.com ou Imprensa na Europa Kate Burd, +41 79 514 9533 kate.burd@takeda.com

This material is not an AFP editorial material and AFP shall not bear responsability for the accuracy of its content. In case you have any questions about the content, kindly refer to the contact person mentioned in the text of the release.

End of the Business Wire's Press Release


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)