(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sobe para 27 número de mortos em incêndios florestais em Portugal

Nesse domingo, havia 440 focos ativos. 3700 bombeiros trabalharam no combate às chamas. Na Espanha, a situação é menos grave, mas também preocupa a população


postado em 16/10/2017 08:31 / atualizado em 16/10/2017 09:46

(foto: Miguel Riopa/AFP)
(foto: Miguel Riopa/AFP)

Os incêndios florestais que castigam Portugal desde domingo (15) deixaram pelo menos 27 mortos em várias regiões do país - de acordo com um novo balanço provisório divulgado pela Defesa Civil.


"Podemos confirmar a morte de 27 pessoas nos distritos de Coimbra, Castelo Branco, Viseu e Guarda", situados no centro e no norte do país, declarou a porta-voz da Autoridade Nacional de Defesa Civil, Patricia Gaspar, em entrevista coletiva em Lisboa.

 

A onda de incêndios é sem precedentes.

 

Pelo menos três pessoas faleceram na região da Galícia, na Espanha, por vários focos de incêndio, uma situação considerada "crítica", no momento em que o furacão Ophelia avança pelo Atlântico.


Em Portugal, 440 focos de incêndio estavam ativos no domingo, considerado o "pior dia desde o início do ano", segundo a porta-voz da Agência Nacional de Proteção Civil, Patricia Gaspar.


O primeiro-ministro Antonio Costa declarou "estado de catástrofe" no país, onde durante toda a noite 3.700 bombeiros lutaram para apagar 26 incêndios de grandes proporções


Vinte e cinco pessoas ficaram feridas, segundo Patricia Gaspar, que destacou um bloqueio em três eixos viários, incluindo a estrada que liga Lisboa à cidade do Porto.


O país ainda se recupera do grande incêndio de junho, que deixou 64 mortos.

(foto: Miguel Riopa/AFP)
(foto: Miguel Riopa/AFP)

Fogo na Espanha

Na Espanha, o governador da Galícia, Alberto Núñez Feijóo, afirmou que 15 focos de incêndio estavam ativos no domingo nesta região do noroeste do país.


Também disse que "a situação é crítica" e citou zonas urbanas sob ameaça.


O fogo foi atiçado por rajadas de vento de até 90 km/h provocadas pelo furacão Ophelia, que avançava pelo norte da costa espanhola em direção a Irlanda.


"Estamos falando de condições que não foram registradas na última década", afirmou Núñez Feijóo, que denunciou incêndios criminosos.


"São incêndios absolutamente intencionais, premeditados, de pessoas que sabem o que fazem", disse.


Milhares de bombeiros foram enviados à região e contam com o apoio de soldados e moradores.


Duas pessoas morreram presas pelas chamas dentro de seu veículo na localidade de Nigrán, quando tentavam fugir para se salvar, informou o governo local.


As autoridades regionais também informaram que um idoso foi encontrado morto em um galpão fora de sua casa em Carballeda de Avia, que foi atingida pelas chamas.


O governo a firma que os incêndios são propagados pelos fortes ventos, a seca e a temperatura acima do normal para esta época do ano.


O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, nascido na Galícia, expressou condolências no Twitter.


Cinco incêndios ameaçavam o porto de Vigo, forçando a evacuação de um centro comercial e de uma fábrica da PSA Peugeot.


Várias escolas cancelaram as aulas nesta segunda-feira. A companhia estatal de trens Renfe informou que a via entre Vigo e Barcelona está fechada por causa dos incêndios.


As autoridades também informaram que há várias rodovias fechadas.


O furacão Ophelia é o primeiro desde 1939 que avança desta tão ao norte do Atlântico.


Quando atingir a Irlanda nesta segunda-feira, o fenômeno deve ser rebaixado para "tempestade tropical", segundo o Centro Nacional Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)