O secretário americano de Estado, Rex Tillerson, recebeu nesta sexta-feira o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), o uruguaio Luis Almagro, com quem discutiu a questão das eleições de governadores na Venezuela, que ocorrerão no próximo domingo.
A porta-voz do departamento de Estado Heather Nauert informou que Tillerson e Almagro "reafirmaram a necessidade de que as autoridades da Venezuela conduzam eleições totalmente livres e justas em 15 de outubro".
Segundo Nauert, os dois funcionários conversaram sobre "o importante papel" da OEA em "atender a situação na Venezuela em colaboração com a comunidade internacional".
A Venezuela elege no domingo seus 23 governadores, em uma votação marcada a princípio para 2016.
Na quinta-feira, o departamento de Estado manifestou sua "preocupação" com a possibilidade de "parcialidade" nas eleições.
Como exemplo desta situação, Nauert expressou que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) fechou ou alterou a localização de 203 seções eleitorais em 16 estados, "em áreas dominadas pela oposição, privando potencialmente de seus direitos mais de 450 mil eleitores".