(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo catalão diz que 90% dos votos foram pró-independência em plebiscito


postado em 01/10/2017 20:31 / atualizado em 01/10/2017 22:58

Um homem acena uma
Um homem acena uma "Estelada" (bandeira catalão pró-independência) de uma varanda após o encerramento da mesa de voto "Espai Jove La Fontana" (centro de juventude de La Fontana), em 1 de outubro de 2017 em Barcelona. (foto: AFP / PAU BARRENA )
Barcelona, 01 - O porta-voz do governo regional da Catalunha, Jordi Turull, afirmou nesta noite que os resultados preliminares do plebiscito sobre a independência da região mostram 90% dos eleitores a favor da separação da Espanha.

Em entrevista a repórteres, Turull comentou que 90% dos 2,26 milhões de catalães que votaram neste domingo escolheram o "sim" a favor da independência. De acordo com ele, 8% dos eleitores rejeitaram uma separação da Espanha, enquanto os outros 2% votaram em branco ou nulo. Turull disse, ainda, que 15 mil votos ainda estavam sendo contados.

Segundo o porta-voz, o número de cédulas não incluiu as confiscadas pela polícia espanhola durante atos de violência neste domingo enquanto as forças de segurança do governo central de Madri tentava interromper a votação. Ao menos 844 pessoas e 33 policiais ficaram feridos nas incursões da polícia. O plebiscito foi considerado ilegal pelo governo do primeiro-ministro Mariano Rajoy. A região, como um todo, tem 5,3 milhões de eleitores. Fonte: Associated Press.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)