(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Venezuela elege governadores em 15 de outubro


postado em 11/09/2017 21:31

As eleições regionais na Venezuela foram fixadas para o próximo dia 15 de outubro, por decisão do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), anunciou nesta segunda-feira o organismo.

"As eleições de governadores" nos 23 estados do país "serão realizadas no domingo, 15 de outubro", informou o CNE, destacando que 18,9 milhões de pessoas estão habilitadas a votar.

A campanha eleitoral ocorrerá entre 23 de setembro e 12 de outubro.

No total, há 19,8 milhões de eleitores na Venezuela, mas o Distrito Capital não vota para governador.

A Assembleia Constituinte, que dirige a Venezuela como um suprapoder e é rejeitada pela oposição, decidiu antecipar as eleições de governadores de dezembro para outubro, mas sem fixar uma data.

A princípio, a eleição estava marcada para dezembro de 2016, mas foi adiada - sem justificativa - pelo CNE, acusado pela oposição de servir ao governo do presidente Nicolás Maduro.

O presidente havia marcado a votação para dezembro de 2017.

A oposição acusa o CNE de ter forjado uma fraude nas eleições para a Constituinte, em 30 de julho, ao anunciar a participação de mais de oito milhões de venezuelanos na votação.

A coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) não apresentou candidatos à Constituinte, por considerar o órgão um instrumento de Maduro para instaurar "uma ditadura", mas concorrerá nas eleições para governadores.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)