(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Diário papal do dia 4 de setembro na Colômbia


postado em 09/09/2017 21:52

Pablo Escobar, paixão pelo futebol e paz na visita do papa a Medellín.

- Lembrando Escobar -

Epicentro da violência do narcotraficante Pablo Escobar, morto em 1993, Medellín recebeu uma mensagem de alento de Francisco para vencer para sempre p flagelo da violência.

"Os convido a recordar, a acompanhar este cortejo de luto, a pedir perdão para os que destruíram as ilusões dos jovens (...), a pedir que acabe esta derrota da humanidade jovem", disse o papa ao recordar a "juventude inquieta tantas vezes enganada, destruída pelos matadores das drogas".

Apesar das milhares de mortes atribuídas a "El Patrón", Escobar ainda tem muitos adeptos em Medellín.

"Graças a ele tenho casa", disse Noemí Franco, uma jornaleira de 61 anos que ganhou um terreno de Escobar nos anos 80.

- Defesa da paz -

"Na Colômbia, há várias situações que reclamam dos discípulos o estilo de vida de Jesus, principalmente o amor convertido em feitos de não violência, reconciliação e paz", assinalou Francisco sobre a superação de um conflito armado sangrento de cinco décadas.

"A humildade de Francisco é um exemplo, e a Igreja deve se comprometer mais, porque o comportamento (do papa) tem credibilidade", disse Mónica Arias, 50 anos, que viajou a Medellín de Apartadó, uma região castigada pelo conflito.

- Paixão pelo futebol -

Francisco não contagia apenas através da fé. Em Medellín, animou um colombiano com sua devoção pelo clube de futebol San Lorenzo de Almagro.

Fabio López, um professor de 34 anos, viajou do departamento del Cauca (sudoeste) com a camisa do clube argentino para homenagear Francisco.

"Já sabia que o papa era um torcedor fiel do San Lorenzo, estudei na Argentina e aproveitei para comprar a camisa. Vim com ela para ver se me encontrava com ele", revelou à AFP.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)