(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Os 12 suspeitos dos atentados da Espanha


postado em 22/08/2017 11:25

os quatro sobreviventes da célula terrorista de 12 integrantes que executou os atentados da semana passada na Espanha eram interrogados nesta terça-feira (22) pela primeira vez por um juiz.

A seguir o que se sabe sobre os 12 homens, incluindo irmãos, que teriam planejado e executado os ataques em Barcelona e na localidade costeira de Cambrils, que deixaram 15 mortos e mais de 120 feridos.

Os irmãos supostamente envolvidos foram os Oukabir (Driss e Moussa, mortos), os Aallaa (Said, Youssef, mortos, e Mohamed, sobrevivente), os Hichamy (Mohamed e Omar, mortos) e os Abouyaaqoub (Younes e Houssaine, mortos), todos vizinhos em Ripoll, uma cidade de 10.000 habitantes no norte da Catalunha.

Nenhum dos 12 envolvidos tinha antecedentes penais por crimes terroristas, nem havia sido investigado por esse motivo. Um deles passou um período preso por tráfico de drogas.

- DETIDOS -

Driss Oukabir

Marroquino, de 27 ou 28 anos. Foi detido na quinta-feira em Ripoll, onde cresceu a maioria dos suspeitos. Irmão de Moussa, um dos mortos no atentado de Cambrils.

Mohamed Aallaa

Marroquino, também detido em Ripoll. Irmão de dois envolvidos, um morto em Cambrils, Said, e o outro, Youssef, supostamente falecido na casa de Alcanar, 200 km ao sul de Barcelona, onde explodiram as bombas que eram preparadas para os atentados. O óbito ainda precisa da confirmação dos testes de DNA.

Mohamed Houli Chemlal

Espanhol, por volta de 20 anos, nascido em Melilla, território da Espanha no norte do Marrocos. Ficou ferido na explosão de Alcanar.

Salh El Karib

Marroquino, também detido em Ripoll.

- MORTOS -

Younes Abouyaaqoub

Marroquino, 22 anos. O único autor material do atropelamento de Las Ramblas, virou alvo de uma grande operação de busca e permaneceu foragido até segunda-feira, quando foi morto pela Polícia em Subirats, ao leste de Barcelona.

As autoridades atribuem a Abouyaaqoub 14 das 15 mortes dos atentados.

Abdelbaki Es Satty

Marroquino de 44 anos. As autoridades suspeitam que o imã de Ripoll foi o responsável por radicalizar os jovens que participaram dos ataques. Morreu na explosão de Alcanar. Permaneceu preso por tráfico de drogas entre 2010 e 2014. Morou no subúrbio de Machelen, em Bruxelas, entre janeiro e março de 2016.

Descrito pelos que o conheceram como muito religioso, havia solicitado férias na mesquita em que pregava, para, segundo ele, retornar ao Marrocos e resolver questões pessoais.

Moussa Oukabir

Considerado inicialmente o autor do atentado de Las Ramblas, o marroquino de 17 anos foi morto pela Polícia em Cambrils, depois que o carro em que viajavam integrantes da célula atropelou alguns policiais - um deles matou quatro criminosos. Antes, o grupo matou uma mulher a facadas.

Mohamed Hichamy

O marroquino de 24 anos morreu em Cambrils.

Omar Hichamy

O irmão de Mohamed. Faleceu em Cambrils. A idade não foi divulgada.

Said Aallaa

Marroquino de 18 anos que morreu em Cambrils. Abandonou de modo repentino sua casa em Ripoll na quinta-feira, alegando que "ia dar uma volta com um amigo", explicou a família à AFP, antes de percorrer os 300 km até Cambrils.

Houssaine Abouyaaqoub

Irmão mais novo de Younes, o agressor de Barcelona. Morreu em Cambrils.

Youssef Aallaa

A polícia confirmou sua morte, mas ainda não está claro como aconteceu. Tudo indica que faleceu na explosão de Alcanar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)