(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morre Charlie Gard, o bebê britânico portador de doença rara

Batalha judicial travada pelos pais para poder levar Charlie aos Estados Unidos, a fim de submetê-lo a um tratamento experimental, chamou a atenção do mundo


postado em 28/07/2017 15:22 / atualizado em 28/07/2017 16:38

Gard morreu a uma semana de cumprir seu primeiro ano de vida(foto: AFP / Chris J Ratcliffe )
Gard morreu a uma semana de cumprir seu primeiro ano de vida (foto: AFP / Chris J Ratcliffe )
O bebê britânico afetado por uma rara doença genética, Charlie Gard, cujo caso foi alvo de uma batalha legal e despertou controvérsia mundial, faleceu nesta sexta-feira, informou sua mãe.

Gard morreu a uma semana de cumprir seu primeiro ano de vida. "Nosso menino maravilhoso se foi, estamos tão orgulhosos de ti, Charlie" disse Connie Yates, a mãe do bebê, depois de que os médicos retiraram o aparelho de assistência respiratória que o mantinha vivo.

Connie Yates e Chris Gard travaram uma batalha judicial para poder levar Charlie aos Estados Unidos, a fim de submetê-lo a um tratamento experimental. Após perder várias apelações, o casal levou o caso ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, onde também perdeu.O caso de Charlie provocou debates em nível mundial e uma demonstração de apoio do papa Francisco.

Na última semana, o hospital britânico onde o bebê estava internado anunciou que tinha tido novas informações sobre o tratamento e pediu que a Justiça reexaminasse o caso.

Na segunda-feira passada, os pais se deram por vencidos, após constatarem que "o tempo acabou" e que não era mais possível reverter o quadro do seu filho. A família chegou a arrecadar 1,75 milhão de dólares para sua batalha legal e médica.

Os pais queriam que Charlie passasse seus últimos dias em casa, mas o hospital recusou o pedido, argumentando que não poderia oferecer ao bebê cuidados 24 horas por dia na residência dos seus pais e que "o aparelho de ventilação artificial não passaria pela porta de entrada".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)