Uma tradicional canoa havaiana de dois cascos terminou inédita volta ao mundo deste tipo de embarcação, na noite de sábado para domingo, depois de três anos de travessia.
A Hokule'a - que significa estrela de alegria e é o nome havaiano da estrela Arcturus- chegou à marinha da península Magic Island, em Honolulu, após percorrer mais de 40.000 milhas náuticas (74.000km). A embarcação zarpou em maio de 2014, saindo da ilha de Oahu.
Uma multidão se reuniu para comemorar o fim da odisseia, que tinha como objetivo "tecer um colar de flores pelo mundo, compartilhando a sabedoria indígena e as iniciativas inovadores em matéria de conservação", revelaram os organizadores.
A tripulação utilizou antigos métodos de navegação, como estrelas, ventos e correntes para se orientar, assim como os primeiro colonos polinésios que chegaram ao arquipélago há muitos séculos.
Segundo a Sociedade Viajante da Polinésia, é a primeira canoa havaiana de casco duplo construída em 600 anos. O primeiro trajeto da embarcação foi em 1976, desdo o Taiti até a Polinésia Francesa.
A volta da canoa iniciou três dias de celebração, nos quais serão analisados outras viagens.
