(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coreia do Norte celebra aniversário do exército com manobras convencionais

Paralelamente, Seul anunciou exercícios com um porta-aviões americano que deve chegar em breve à península


postado em 25/04/2017 06:46 / atualizado em 25/04/2017 08:22

(foto: South Korea OUT / REPUBLIC OF KOREA OUT )
(foto: South Korea OUT / REPUBLIC OF KOREA OUT )

A Coreia do Norte celebrou nesta terça-feira o aniversário de 85 anos da criação de seu exército com exercícios de tiros convencionais, informou a imprensa sul-coreana, apesar dos rumores sobre um possível teste nuclear ou lançamento de mísseis.

Paralelamente, Seul anunciou exercícios com um porta-aviões americano que deve chegar em breve à península.

O regime de Pyongyang poderia executar um sexto teste nuclear ou lançar novos mísseis por ocasião do aniversário. Mas nas últimas horas não foi detectado nenhum teste do tipo.


"Nenhum desenvolvimento fora do comum foi detectado", afirmou o ministério da Defesa da Coreia do Sul.


De acordo com a agência sul-coreana Yonhap, que cita uma fonte governamental não identificada, a Coreia do Norte celebrou o acontecimento com "o maior exercício de tiros" até agora, na cidade portuária de Wonsan, leste do país.


Pyongyang, que sonha desenvolver um míssil nuclear com capacidade de atingir o continente americano, realizou dois testes de mísseis este mês. A tensão aumentou nos últimos dias, com troca de ameaças entre Pyongyang e Washington.


As declarações de Pyongyang costumam ser mais incendiárias no segundo trimestre do ano, quando Estados Unidos e Coreia do Sul realizam os exercícios militares conjuntos anuais, que a Coreia do Norte considera um ensaio para a invasão de seu território.


O presidente americano Donald Trump e vários altos funcionários de sua administração advertiram a Coreia do Norte que "todas as opções estão sobre a mesa" no caso dos programas nuclear e balístico de Pyongyang, incluindo a opção militar.


Trump afirmou na segunda-feira que o Conselho de Segurança da ONU deveria "estar preparado" para impor novas sanções a Pyongyang.


A ONU já aprovou seis séries de sanções contra a Coreia do Norte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)