(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Madri inaugura primeiro fórum mundial sobre violência urbana


postado em 19/04/2017 19:07

As prefeitas de Madri, Manuela Carmena, e de Paris, Anne Hidalgo, abriram nesta quarta-feira na capital espanhola o primeiro Fórum mundial sobre violência urbana, que idealizaram após os atentados de 2015 na capital francesa.

Ao lado do rei da Espanha, Felipe VI, elas abriram durante o dia o primeiro "Fórum Mundial sobre as Violências Urbanas e Educação para a Convivência e a Paz".

A ex-juíza de esquerda Manuela Carmena, prefeita de Madri desde 2015, ressaltou a ideia de que a "violência é algo que se aprende" e que é necessário "abordá-la através da educação para a paz".

"Selecionamos 400 iniciativas que ensinam habilidades para resolver os conflitos de maneira pacífica", disse na abertura do fórum, que reúne até sexta-feira participantes de 70 países.

A prefeita socialista de Paris, Anne Hidalgo, lembrou que ela e Carmena planejaram este evento depois dos atentados jihadistas de novembro de 2015, que deixaram 130 mortos na capital francesa.

"A pergunta que fizemos juntas é como jovens que cresceram em nossas cidades puderam praticar este ato de violência extrema contra pessoas com as quais viveram", disse.

"O diálogo, a palavra e o respeito são os temas principais" para buscar soluções, apontou Hilgado. "Mas não devem ser soluções ingênuas, claro que é preciso restabelecer também a autoridade", acrescentou.

Uma centena de prefeitos - entre eles os de Roma, Bruxelas, Lisboa, Montreal, Montevidéu, La Paz, Santa Fe, San Salvador, Durban e Trípoli - participarão do fórum, assim como personalidades de vários campos, como o cientista político norueguês Johan Galtung e a colombiana Patricia Guerrero, gestora da "Ciudad de las mujeres" em Tumaco.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)