(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

OEA: Almagro pede 'libertação imediata' da argentina Milagro Sala


postado em 29/11/2016 20:10

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, declarou - em carta enviada à ativista argentina detida Milagro Sala - que está convencido da necessidade de sua "libertação imediata", segundo o texto do documento divulgado nesta terça-feira.

Ativista social de origem indígena, Milagro se encontra sob detenção há mais de dez meses, em uma detenção que a ONU e entidades defensoras dos direitos humanos consideram arbitrária.

"O mais firme apego ao pleno respeito dos direitos civis e públicos, à liberdade de expressão assim como às garantias do devido processo (...) me convencem da necessidade de sua libertação imediata", escreveu Almagro.

Na carta datada de segunda-feira (28), o chefe da OEA manifestou sua confiança em que a Argentina, "no cumprimento dos acordos interamericanos e universais, saberá dar pronto acolhimento às solicitações recebidas da comunidade internacional".

Almagro também expressou a "preocupação da secretaria-geral da OEA, em seu caso particular, ao considerar que a restrição à liberdade de expressão opera pela via de uma detenção preventiva".

Sala, de 52 anos, está presa desde 16 de janeiro, após promover um protesto social em uma praça na província de Jujuy (norte), governada por Gerardo Morales, um aliado do presidente Mauricio Macri.

A ativista lidera o movimento social Tupac Amaru, que reúne dezenas de cooperativistas e, por meio de créditos do Estado construiu centenas de casas, escolas, restaurantes e centros de Saúde em bairros pobres.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)