(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Condenado à morte é executado no Japão


postado em 11/11/2016 07:16

Um condenado à morte foi executado nesta sexta-feira no Japão, a primeira execução desde março e a 17ª desde o retorno ao poder do primeiro-ministro conservador, Shinzo Abe, há quatro anos.

Kenichi Tajiri, de 45 anos, condenado pela morte de duas mulheres em 2004 e 2011, foi enforcado ao amanhecer depois que o ministro da Justiça, Katsutoshi Kaneda, deu a ordem final, anunciou o governo.

"São casos extremamente brutais que causaram uma infinita tristeza às famílias das vítimas", declarou Kaneda em uma coletiva de imprensa.

"Decidi ordenar a execução depois de uma reflexão cuidadosa", disse o ministro.

Esta é a segunda execução de um homem condenado por um tribunal misto de juízes profissionais e cidadãos eleitos por sorteio, um sistema instaurado em 2009.

Japão e Estados Unidos são as únicas democracias industriais a aplicar a pena capital, uma prática denunciada pelas associações internacionais de defesa dos direitos humanos.

As ONGs também criticam a crueldade do sistema no Japão, onde os condenados esperam durante muitos anos, totalmente isolados, nos corredores da morte.

Atualmente, 128 condenados à pena capital esperam para ser executados, segundo a imprensa japonesa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)