(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vozes da eleição nos Estados Unidos


postado em 08/11/2016 21:40

A AFP conversou com eleitores por todo o território americano nesta terça-feira de eleição presidencial, na qual os eleitores escolhem entre a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump. Aqui estão algumas dessas vozes:

Nova York

ELEITORA PELA PRIMEIRA VEZ: "Estava muito entusiasmada", disse Katie Kope, de 19 anos, que votou no republicano Trump. "Estava um pouco dividida entre os dois, mas não confio em Hillary".

O que acontecerá se a democrata ganhar? "Não tenho medo, mas não a amo. Acredito que é um pouco corrupta. Não espero muito de nenhum dos dois".

FAMÍLIA DIVIDIDA: Marina, de 57 anos, votou em Trump, mas seu filho Andre, de 30, escolheu Hillary.

Brigaram? "Sim, durante os últimos dias", disse Andre. "Discutimos", corrigiu a mãe, sorrindo.

LATINA POR TRUMP: "Votei em Trump porque precisamos de uma mudança. Não gosto da forma como ele fala, mas acho que ele vai corrigir isso", disse à AFP Aura Montoya, colombiana de 60 anos que trabalha como babá e empregada doméstica.

ESTRELAS E LISTRAS: A escolha estava clara para a imigrante de Bangladesh Lutfun Burham, de 45 anos. Ela usou um lenço com as cores da bandeira americana para votar. "Sou muçulmana e, obviamente, voto em Hillary. Adoro ela. É direta conosco".

BULLYING: "Hillary tem uma história. Trump, o único que tem, é o bullying. Mas as pessoas vão votar nele porque ele é o mais tagarela", disse Charmaine Smith, de 50 anos, gerente comercial negro que votou no Harlem.

A VOLTA DE REAGAN: "Trump seria um grande presidente", disse R. Raju, de 70 anos. "Não bom, ótimo. É como um Ronald Reagan".

E o que pensa de Hillary? "Ela deveria estar na prisão... Eu sou da Índia. Os países do terceiro mundo agem como os Clinton".

Washington DC

ALTA ANSIEDADE: "Tenho tido ansiedade eleitoral nas últimas duas semanas, caso a votação fosse para o outro lado, o lado de Trump, que é uma realidade potencial aterrorizante", disse a eleitora Liz Anderson - que, no entanto, diz estar "muito confiante" na vitória de Hillary.

"Independente de quem ganhar, haverá um grupo enorme esperando para acusar o outro", disse. "Acho que depois das eleições haverá um grande movimento em direção à cura".

Miami, Flórida

O QUE SEI: "Votei em Donald Trump", disse Peter Fernández, lavador de pratos de 21 anos, nascido em Hialeah, um setor predominantemente cubano.

"Não sei de muita coisa, não sou muito educado. Mas ele diz o que está na cabeça dele. Não tem medo de dar opiniões que possam irritar os outros", acrescentou.

CALÇAS: "Votei na Hillary porque este país precisa de uma mulher com calças", disse à AFP Leonor Pérez, de 74 anos, também de Hialeah.

"Trump? Esse velho é louco, por mim ele estaria em uma ala psiquiátrica amarrado com correntes".

Flint, Michigan

FRACASSO DE AMBOS OS PARTIDOS: "Acho que ambas as partes fracassaram durante os anos que estiveram no poder", disse David Arntzen, de 29 anos, que se descreve como um democrata que votou em Trump, o candidato que "quer devolver o governo ao povo".

NAVIO NEGREIRO: "Quando ele diz que quer tornar a América grande de novo ('make America great again', slogan de Trump), isso me assusta, porque a única coisa em que posso pensar é em navios negreiros e nós de forca", disse Sandra Wynn, 58 anos, afro-americana aposentada da indústria automobilística que votou em Hillary.

Los Angeles

NAZISTA: "Não, não, não!", gritou a imigrante mexicana Guadalupe Cobian, de 64 anos, com os olhos fechados, quando ouviu o nome de Trump. "Ele é um racista, não gostamos dele".

"Esse cara é um nazista, meu voto é para 'La Señora'", disse Margarito Salinas, de 88 anos, também do México.

"Eu gosto dela, eu odeio o Trump", afirmou Aurora Olivares, de 22 anos. "Não é só pelo que ele disse sobre o México, de todos os modos eu teria votado na Hillary. Ele me fez odiá-lo".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)