(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Afegã capa da National Geographic será expulsa do Paquistão


postado em 04/11/2016 17:16

Sharbat Gula, que ficou famosa ao estampar a capa da revista National Geographic que a transformou em um ícone dos refugiados afegãos, foi condenada por posse de documentos falsos e será expulsa na segunda-feira do Paquistão ao seu país de origem.

Gula, cujos enormes olhos verdes contrastavam com o lenço vermelho que usava em volta da cabeça, foi imortalizada em 1984 em uma foto tirada em um campo de refugiados afegãos no Paquistão pelo fotógrafo americano Steve McCurry.

A mulher tinha sido detida na semana passada no Paquistão e, assim como outros milhares de refugiados afegãos no país vizinho, foi processada por viver ali com documentação falsa.

Mãe de quatro filhos, analfabeta, ela admitiu a culpa na sexta-feira, informou seu advogado à AFP, e um tribunal a condenou a cumprir 15 dias de prisão e a pagar uma multa de 110.000 rúpias (mais de R$ 3.400).

Por já ter passado onze dias na prisão antes de seu julgamento, ela será posta em liberdade com a pena já cumprida, afirmou Mubashar Nazar.

O tribunal também ordenou sua expulsão do país assim que tiver sido libertada.

Um representante do consulado afegão em Peshawar confirmou a iminente volta da mulher ao Afeganistão.

"Já pagamos a multa imposta à senhora Gula pelo tribunal e a enviaremos na segunda-feira ao Afeganistão de uma maneira digna", declarou à AFP Abdul Hamed Jalili, conselheiro encarregado dos refugiados no consulado afegão.

Seis filhos devem partir com ela, que disse à imprensa que seu marido tinha falecido.

A ONG de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional (AI) condenou sua expulsão, qualificando-a de uma "grave injustiça".

Sua foto ilustra uma das capas mais conhecidas da história da revista americana National Geographic.

O fotógrafo McCurry reencontrou a jovem mulher em 2002, em uma aldeia afegã, onde estava casada com um padeiro e tinha três filhas. Ignora-se quando teria retornado ao Paquistão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)