(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Otan responde a Trump que proteção de seus membros é 'incondicional'


postado em 25/10/2016 10:10

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, ressaltou nesta terça-feira que a proteção entre membros da Aliança Atlântica é "incondicional" e não pode se vincular a sua contribuição financeira, em referência às críticas do candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump.

"As garantias (de proteção da Otan) não estão condicionadas, são absolutamente incondicionais", disse Stoltenberg em uma coletiva de imprensa em Bruxelas, na véspera de uma reunião de dois dias dos ministros da Defesa. "Não dizemos: 'Se vocês não pagarem, não os protegemos'", reiterou.

Trump havia deixado entrever que o apoio militar dos Estados Unidos a uma eventual agressão russa contra seus vizinhos europeus dependeria da contribuição financeira destes últimos à Otan.

Embora tenha dito não querer "tomar partido" na campanha eleitoral americana, Stoltenberg ressaltou que a Otan pediu durante anos um aumento do gasto militar dos países europeus. "O gasto militar aumentou em 2015 e deve crescer ainda mais em 2016", explicou.

Durante uma visita no início de outubro em Bruxelas, o secretário de Estado americano, John Kerry, indicou que seu país nunca esquecerá o princípio de solidariedade entre membros invocado no "Artigo 5" do Tratado da Otan, ativado pela primeira vez após os atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)