(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Imigrantes se revoltam em centro de acolhimento em Madri


postado em 19/10/2016 06:13

Quase 40 migrantes permaneciam nesta quarta-feira no telhado de um centro de acolhimento de estrangeiros, após uma revolta sem armas na terça-feira à noite, para protestar contra as condições de detenção.

Os estrangeiros sem permissão de residência exibiram uma grande faixa com a palavra "liberdade" no centro de retenção do bairro Aluche, zona sul de Madri.

"Quase 40 pessoas continuam no telhado, onde passaram toda a noite", afirmou uma fonte da polícia nacional em Madri.

"Ainda estamos tentando negociar com eles, ver se descem por vontade própria", completou a fonte, antes de garantir que a situação está controlada.

Segundo a imprensa, a revolta no Centro de Internamento de Estrangeiros (CIE) do bairro de Aluche teve início às 22H00 local (18H00 Brasília).

O jornal El País informou que os estrangeiros taparam as câmeras de segurança no interior do prédio, quebraram móveis e depois subiram ao telhado.

Segundo a porta-voz da prefeitura, o incidente não deixou feridos.

A prefeita de Madri, Manuela Carmena, declarou que está disposta a tentar uma mediação.

O vereador Javier Barbero denunciou que estes centros para estrangeiros são "instituições falidas", e que a prioridade nesta situação "é a saúde e os direitos humanos das pessoas".

Ao menos 6.500 pessoas passaram em 2015 pelos sete centros de internação de estrangeiros que existem na Espanha, segundo um relatório elaborado em setembro pelo Serviço Jesuíta para Migrantes (SJM).

Os centros abrigam essencialmente estrangeiros sem visto de permanência que estão para ser expulsos do país, mas o SJM registrou pessoas doentes, vítimas de tráfico de pessoas, menores e solicitantes de asilo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)