(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-senadora colombiana Piedad Córdoba recupera direitos políticos


postado em 11/10/2016 20:01

Um tribunal da Colômbia restituiu nesta terça-feira os direitos políticos da ex-senadora Piedad Córdoba, ao anular a inabilitação imposta pela Procuradoria Geral da Nação.

O Conselho de Estado emitiu um comunicado no qual "declara nula a sanção imposta pela Procuradoria Geral da Nação contra a ex-senadora Piedad Córdoba Ruiz, decisão que lhe havia destituído e inabilitado por 14 anos para exercer cargos públicos".

O tribunal concluiu que a investigação da Procuradoria, órgão encarregado de monitorar os funcionários públicos no país, "se baseou em conjecturas e indícios" para atribuir à Córdoba uma "falta gravíssima" por supostamente contribuir economicamente para a campanha de um candidato à Câmara de Representantes.

No Twitter, a ex-senadora declarou: "hoje que recupero meus direitos políticos quero agradecer a todos que, de distintas formas nos momentos difíceis, se mantiveram comigo".

"Nestes anos injustamente inabilitada aprendi que há outras formas de se fazer política. Trabalhar pela paz foi a mais enriquecedora".

Em agosto passado, o mesmo Conselho de Estado declarou nula a inabilitação de Córdoba para exercer cargos públicos por 18 anos imposta em 2010 pela Procuradoria Geral da Nação, por extrapolar suas funções como mediadora entre o governo e a guerrilha das Farc.

Legisladora do Partido Liberal entre 1994 e 2010, Córdoba ficou conhecida a partir de 2008 por seu papel para facilitar a libertação de mais de 30 reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)