(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Obama cancela reunião com presidente das Filipinas no Laos


postado em 06/09/2016 01:52

Barack Obama cancelou uma reunião com o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, anunciou nesta segunda-feira a Casa Branca, após insultos do líder filipino ao presidente dos Estados Unidos.

"O presidente Obama não terá um encontro bilateral com o presidente Duterte", informou Ned Price, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, detalhando que o líder americano se reunirá com o presidente da Coreia do Sul, Par Geun-Hye.

Obama tinha previsto um encontro com Duterte na terça-feira, por ocasião da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), no Laos.

Contudo, nesta segunda-feira, antes de partir para a cúpula, Duterte chamou Obama de "filho da puta", depois de se irritar por advertências de que poderia se expor a questionamentos do presidente americano por supostos crimes de guerra nas Filipinas.

"Deve ser respeitoso. E não só lançar perguntas e declarações. Filho da puta, vou xingá-lo nesta cúpula", disse Duterte em uma coletiva de imprensa.

Nesta terça-feira, Duterte lamentou ter insultado Barack Obama e atribuiu seu destempero ao contexto de uma entrevista coletiva.

"Apesar de a causa imediata (da polêmica) ser os fortes comentários em certas perguntas da imprensa (...) também lamentamos que tenha sido interpretado como um ataque pessoal contra o presidente dos Estados Unidos", assinalou um comunicado da presidência.

Duterte "lamenta que suas declarações tenham causado polêmica".

Números oficiais divulgados no domingo apontam que desde que Duterte chegou ao poder, em 30 de junho passado, cerca de 2.400 pessoas morreram em operações antidrogas da polícia.

O presidente das Filipinas já havia chamado o embaixador americano em Manila de "filho da puta" e criticado o histórico dos Estados Unidos em violência policial.

O conflito entre Estados Unidos e Filipinas ocorre em um momento crucial para a região, com o governo chinês tratando de assumir o controle do mar meridional da China.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)