(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Greve nos transportes afeta exportações agrícolas argentinas


postado em 18/07/2016 16:25

Uma greve pelo aumento de tarifas de um sindicato patronal de transporte de cereais e grãos em caminhões afeta o abastecimento aos portos de exportação agrícola na Argentina, informaram nesta segunda-feira fontes empresariais.

"A adesão à greve, por tempo indeterminado, é muito alta e paralisa cerca de 180.000 caminhões", informou à imprensa o vice-presidente da Federação de Motoristas Argentinos (Fetra), Pablo Agolanti.

A medida de força iniciada nesta segunda-feira impede a chegada de aproximadamente 15 milhões de toneladas de soja e milho aos portos exportadores, aponta a Fetra.

Os motoristas reivindicam o pagamento de uma tarifa anual única obrigatória para o transporte de cereais. "Pedimos um aumento de 31% na tarifa de carga, para adequá-la ao forte aumento de custos", disse Ramón Jatip, presidente da Catac.

Os empresários argumentaram que os aumentos de custos se devem a uma desvalorização de 32% em dezembro, uma alta de 30% no combustível, 30% no preço dos pneus e de 400% nos pedágios.

A Argentina é o maior exportador mundial de azeite e farinha de soja e o quarto maior fornecedor de milho do mundo. Também é forte vendedor de grão de soja. Os produtos agrícolas representam quase a metade das vendas externas anuais de cerca de 70 bilhões de dólares na terceira economia latino-americana.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)