(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Hollande confirma que ataque com caminhão em Nice foi ato terrorista

Presidente francês estendeu estado de emergência por três meses depois que caminhão atropelou multidão


postado em 14/07/2016 23:34 / atualizado em 15/07/2016 00:08

(foto: AFP)
(foto: AFP)

O presidente francês François Hollande disse na noite desta quinta-feira, em um pronunciamento de TV, que o atentado com um caminhão em Nice que matou pelo menos 77 pessoas, incluindo crianças, foi um ato terrorista. “A natureza terrorista [do ataque] não pode ser negado. O motorista foi morto a tiros, não sabemos se ele tinha cumplices”, disse Hollande. “Toda a França está sob ameaça do terrorismo islâmico”.

Vídeo mostra caminhão avançando sobre multidão


Hollande declarou que o estado de emergência iniciado após os ataques de novembro de 2015 e que se encerrariam no dia 26 de julho agora serão extendidos por mais três meses após o ataque de Nice. De acordo com o presidente, o trabalho da polícia aumentará, inclusive nas fronteiras

O presidente também disse que a França vai fortalecer sua campanha na Síria e no Iraque após o ataque a Nice.

Motorista morto a tiros

O último balanço do ataque registrava 77 mortos após um caminhão avançar contra uma multidão durante as comemorações da Queda da Bastilha, um feriado nacional francês. A prefeitura de Nice disse, pelo Twiter, que houve um atentado. A prefeitura do Departamento dos Alpes Marítimos, onde está localizada a cidade de Nice, disse que o motorista do caminhão foi morto a tiros pela polícia. Segundo a imprensa local, ele seria um residente de Nice de origem tunisiana.




Veja o vídeo que mostra momentos após o acidente. Atenção, as imagens são fortes



O prefeito de Nice, Christian Estrosi, escreveu no Twitter pedindo para que os moradores residentes de Nice permanecessem em casa. Ele também declarou que foram encontradas armas e granadas no interior do caminhão e que o motorista disparou contra a multidão.

Ao menos 77 pessoas morreram no ataque, segundo o presidente da França (foto: AFP)
Ao menos 77 pessoas morreram no ataque, segundo o presidente da França (foto: AFP)

A mídia francesa informou que o caminhão bateu nas pessoas enquanto a multidão estava reunida assistindo a um show de fogos de artifícios no Paseio dos Ingleses, um ponto turístico muito popular em Nice. Também há informações não confirmadas de tiroteios no mesmo local.

Trecho na orla da cidade onde ocorreu o ataque na Riviera Francesa é conhecido como Passeio dos Ingleses, e é um dos pontos mais frequentados por turistas e moradores
Trecho na orla da cidade onde ocorreu o ataque na Riviera Francesa é conhecido como Passeio dos Ingleses, e é um dos pontos mais frequentados por turistas e moradores


Dia da Bastilha

 


Era para ser um dia de festividades. No dia em que se comemorava o Dia da Bastilha, a parada militar foi dedicada às forças francesas distribuídas pelo mundo e aos militares enviados para países estrangeiros, como o Afeganistão. Mas Sarkozy, que fez uma visita surpresa às tropas francesas no Afeganistão, na terça-feira, disse querer que o Dia da Bastilha fosse "dedicado a todos os soldados mortos em operação".

O Dia da Bastilha lembra os eventos de 14 de julho de 1789, quando uma multidão enfurecida invadiu a prisão da Bastilha em Paris, fato que ajudou a dar início à Revolução Francesa.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)