(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia Federal confirma buscas por terrorista sírio no Brasil

Jihad Ahmad Diyab teria vindo do Uruguai, onde vivia como refugiado. PF recebeu alerta das autoridades uruguaias e realiza diversas ações


postado em 06/07/2016 09:58 / atualizado em 06/07/2016 13:01

Jihad Ahmed na Praça da Independência, em Montevidéu, onde estava como refugiado desde dezembro de 2014(foto: AFP PHOTO / Miguel ROJO)
Jihad Ahmed na Praça da Independência, em Montevidéu, onde estava como refugiado desde dezembro de 2014 (foto: AFP PHOTO / Miguel ROJO)

A Polícia Federal (PF) confirmou que fez buscas pelo terrorista sírio Jihad Ahmad Diyab, ex-presidiário de Guantánamo, em Cuba, que teria saído do Uruguai, (onde foi acolhido como refugiado em 2014), para o Brasil. As investigações começaram depois de um alerta da polícia uruguaia de que o terrorista teria entrado no Brasil há três semanas. A preocupação das autoridades com a segurança é ainda maior a um mês da realização dos Jogos Olímpicos do Rio.

Deyab estava como refugiado em Montevidéu desde dezembro de 2014. Ele foi detido por forças norte-americanas em 2002, por suposta ligação com a Al-Qaeda. Jihad ficou preso em Guantánamo, em Cuba, onde foi um dos prisioneiros a persistir por mais tempo a uma greve de fome durante o período de custódia. Ele fazia parte do primeiro grupo de detidos que entraram em Guantánamo em 2002, quando os Estados Unidos abriram a prisão em sua base militar na ilha de Cuba, no início de sua guerra contra o terror após os atentados de 11 de setembro.

Procurada pela reportagem, a PF enviou nota informando que realizou diversas ações, "e até o momento não há confirmação da entrada ou presença do estrangeiro em solo nacional. Por questões estratégicas e de inteligência, a Polícia Federal se limitará a prestar as informações da presente nota".

O ministro da Defesa, Raul Jungmann informou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira que o Brasil está em contato com agências de inteligência de mais de 90 países e que tem condições de identificar suspeitos que tentem entrar no país para cometer atentados terrotistas ou outros crimes. "Nenhuma dessas agência nos passou informe de ameaças", disse o ministro que também afirmou que a Aeronáutica está autorizada a derrubar aeronaves que entrem no perímetro de segurança de 5 milhas de distância das instalações olímpicas.

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, voltou a dizer que não há probabilidade de ocorrer um atentado terrorista no Brasil durante os jogos, e afirmou que essa é uma avaliação compartilhada com agências de inteligência internacionais.

"Não temos nenhuma probabilidade de atentado terrorista em território nacional. No mundo todo, temos uma sequência de atos terroristas, então, a possibilidade existe no mundo todo. Mas não há a probabilidade aferida a partir de elementos concretos", disse ele, acrescentando que não há informações de que haja infiltração de terroristas no país.

Os Jogos Olímpicos do Rio serão realizados entre 3 e 21 de agosto. Belo Horizonte está entre as capitais que sediarão partidas do futebol olímpico.

Alerta


No dia 1º deste mês, a companhia aérea Avianca disparou boletim interno alertando que o terrorista sírio poderia ter fugido para o Brasil. Jihad Ahmad Diyab está foragido há cerca de três semanas.

O boletim, enviado por meio da Secretaria de Segurança da Avianca, solicita que, caso seja detectada a presença do sírio em território brasileiro, a Polícia Federal seja imediatamente comunicada. O alerta foi transmitido com base em informações recebidas pela companhia pela divisão de antiterrorismo da PF.

Jihad estaria usando um passaporte falso de origem marroquina, jordaniana ou síria. Sua identidade e passaporte originais, no entanto, são expedidos pelo Uruguai. Ele tem dificuldade de locomoção, usa muletas e não fala português.

Todas as companhias aéreas que operam no Brasil receberam a ordem de divulgar o comunicado para ajudar nas buscas pelo homem. (Com agências)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)