Press Release from Business Wire : GSMA

postado em 28/06/2016 09:16

Os assinantes de telefonia móvel do mundo todo estão exigindo experiências mais ricas, globais e abertas de mensagens baseadas em IP gerenciados pelas operadoras de redes móveis, de acordo com um novo relatório chamado?The Future of Mobile Communications?, publicado hoje pela GSMA. A pesquisa, encomendada pela GSMA e conduzida pela empresa de pesquisa Context Consulting, perguntou a 4.045 pessoas da China, Índia, Espanha e Estados Unidos sobre o uso dos serviços tradicionais de texto e voz de suas operadoras de telefonia móvel, bem como dos serviços de mensagens baseados na internet. O resultado foi um forte interesse em novos serviços avançados de mensagens administrados pela operadora, como pré-chamadas, mensagens instantâneas, vídeos ao vivo, fotos em tempo real ou compartilhamento de arquivos ? ativados pelos Serviços de Comunicações Avançadas (Rich Communications Services em inglês, ou RCS) e por Voz sobre LTE (VoLTE, sua sigla em inglês) ? e que funcionem de modo inato em todos os dispositivos e redes, sem a necessidade de baixar um aplicativo. Os serviços gerenciados pelas operadoras móveis foram os preferidos em comparação com os já existentes e populares serviços de mensagens baseados na internet, com 79% das pessoas entrevistadas afirmando que tal serviço seria relevante para elas e 89% apontando-o como algo exclusivo.

Esta Publicação Smart News contém multimédia. Ver aqui a publicação na íntegra:https://www.businesswire.com/news/home/20160628005807/pt/

"Embora os serviços de mensagens baseados na internet sejam incrivelmente populares, eles isolam e são fechados, pois exigem que os usuários baixem um aplicativo ao qual os seus contatos podem não estar conectados. As operadoras de telefonia móvel têm um papel importante a desempenhar na oferta de serviços de mensagens seguras e confiáveis que sejam interoperáveis, universais e que funcionem diretamente em qualquer dispositivo e em qualquer rede?, disse Alex Sinclair, diretor de Tecnologia da GSMA. "As operadoras devem atender a essa demanda por serviços de RCS e de VoLTE que, quando conectados com outras operadoras, permitam aos usuários alcançarem qualquer um em qualquer rede e forneçam experiências incríveis de mensagens.?

Demanda pelos serviços das operadoras

O relatório destaca que os consumidores estão procurando por um único serviço de comunicação, que seja rico em recursos e que possa chegar a todos os seus contatos. Os serviços de comunicações avançadas administrados pelas operadoras foram os preferidos em comparação com os serviços baseados na internet porque estão fundamentados nos recursos existentes dos aplicativos de mensagens por internet, mas proporcionam funcionalidades inovadoras, como a pré-chamada. Nos quatro mercados estudados, os entrevistados estavam entusiasmados com a capacidade de indicar se uma ligação é ou não importante e, inclusive, de destacar o assunto da chamada. Os entrevistados também destacaram o bate-papo "um-para-um? e a possibilidade de usar o mesmo serviço de chamadas de voz em redes móveis e em redes Wi-Fi.

Vantagens e estratégias das operadoras

O relatório aponta ainda que, embora seja improvável que a operadora de telefonia móvel cobre diretamente aos consumidores pelo serviço de comunicações baseado em IP, ela podia ver benefícios financeiros de até US$ 5 bilhões entre 2015 e 2020 nos mercados desenvolvidos, segundo os dados da GSMA Intelligence. A previsão é de que o mercado corporativo seja o principal impulsionador deste aumento, assim como de novas inovações de produtos e serviços, entre eles o comércio conversacional ? que permite aos usuários completar transações dentro do serviço de mensagens.

Atualmente, existem 456 redes de LTE no mundo todo, das quais 48 suportam VoLTE e 47 operadoras em 34 países já lançaram os serviços de RCS. Como resultado, cerca de meio bilhão de pessoas no mundo estão interligadas utilizando estes serviços de comunicações avançadas. O estudo ressalta a importância estratégica dos serviços de comunicações avançadas para as operadoras de telefonia móvel na manutenção de fortes relações com os assinantes, o que pode ser reforçada uma vez que as redes estejam interligadas, permitindo que as pessoas utilizem os serviços através de diferentes redes e dispositivos. O relatório também afirma que há oportunidades para as operadoras com marcas de confiança posicionarem os seus serviços de comunicações avançadas como mais seguras e privadas que as da internet.

Rumo a um ecossistema aberto e interoperável

A GSMA também está trabalhando com operadoras e fabricantes globais em uma iniciativa para permitir que todas as operadoras de telefonia móvel do mundo todo forneçam um serviço de mensagens aberta, consistente e globalmente interoperável entre os dispositivos Android. Um perfil comum e universal de RCS permitirá que as operadoras de telefonia móvel implementem um serviço coerente de comunicações avançadas, com uma série de recursos e configurações, e forneçam acesso a serviços como chat em grupo e compartilhamento de fotos de alta resolução. O perfil universal pode ser implementado por outros sistemas operacionais e será suportado por um processo formal de certificação da GSMA. A iniciativa é apoiada por 57 operadoras e fabricantes globais.

GSMA Network 2020 Summit @ Mobile World Congress de Xangai 2016

A GSMA também está abrigando o "Network 2020 Summit?, hoje, no Mobile World Congress de Xangai. O programa inclui uma série de palestras e debates interativos sobre diversos assuntos, entre eles como o 5G pode criar valor social e econômico, como o RCS pode ser lucrativo ou a trajetória rumo a uma rede totalmente IP.

Para mais informações sobre o trabalho da GSMA com as operadoras de telefonia móvel e os Serviços de Comunicações Avançadas (RCS), acesse:https://www.gsma.com/network2020/all-ip-news/. Para baixar o relatório"Future of Communications", acesse:https://www.gsma.com/newsroom/wp-content/uploads//18083_GSMA_Report_for_Shanghai_LR.pdf.

Participe do Mobile World Congress de Xangai 2016

Para mais informações sobre o Mobile World Congress de Xangai 2016, acessewww.mwcshanghai.com. Acompanhe o desenrolar e as atualizações do Mobile World Congress de Xangai através de nossos canais nas mídias sociais ? siga-nos no Twitter em @GSMA e use o hashtag #MWCS16, informe-se pela nossa página no LinkedIn emwww.linkedin.com/company/mobile-world-congress-shanghaie confira o nosso Facebook emwww.facebook.com/mwcshanghai. Se você estiver na China, pode nos seguir no Sina Weibohttps://weibo.com/mwcshanghai ou pela conta da GSMA no WeChat. Para mais informações sobre as redes sociais da GSMA, acessewww.mwcshanghai.com/register-plan/networking/social-media.

-FIM-

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses de operadoras de telefonia móvel em todo o mundo, e une cerca de 800 operadoras com quase 300 empresas no mais amplo ecossistema de telefonia móvel, incluindo fabricantes de celulares e aparelhos portáteis, empresas de software, fornecedores de equipamentos e provedores de Internet, bem como organizações de setores adjacentes à indústria. A GSMA também produz eventos com liderança na indústria como o Congresso Mundial de Telefonia Móvel, Congresso Mundial de Telefonia Móvel de Xangai e conferências da Série Mobile 360.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA emwww.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

Imprensa: Para a GSMA Ava Lau, +852-2533 9928 alau@webershandwick.com ou Charlie Meredith-Hardy, +44 7917 298428 CMeredith-Hardy@webershandwick.com ou Assessoria de Imprensa da GSMA pressoffice@gsma.com