(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Obama designa primeiro monumento nacional LGBT americano


postado em 24/06/2016 18:55

O presidente americano, Barack Obama, designou o primeiro monumento nacional LGBT nesta sexta-feira, concedendo a honra a um bar e suas adjacência em Nova York, ambos considerados o local de nascimento do movimento dos direitos dos gays nos Estados Unidos.

O monumento inclui o bar Greenwich Village's Stonewall Inn, o pequeno parque ao lado e suas imediações, onde protestos conhecidos como Stonewall Uprising surgiram em 1969, após uma repressão policial.

"A designação irá criar a primeira unidade oficial do Serviço Nacional de Parques dedicada a contar a história dos americanos LGBT", informou a Casa Branca em um comunicado.

Em 28 de junho de 1969, oficiais chegaram ao Stonewall Inn para executar a lei que proibia a venda de álcool para gays.

Os clientes resistiram à pressão policial e uma multidão se reuniu do lado de fora, com tumultos que continuaram nas ruas adjacentes.

Nos dias seguintes, as manifestações e os confrontos com a polícia continuaram, e o adjacente Parque Christopher tornou-se um ponto de reunião para membros da comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) para expressarem suas frustrações e reforçarem sua luta.

Os eventos são "amplamente considerados como divisores de águas para a comunidade LGBT no país, ao mostrar seu poder de união e de exigir igualdade e respeito", declarou a Casa Branca.

O Parque Christopher e o bar Stonewall Inn continuam sendo nos dias de hoje um ponto de concentração para a comunidade LGBT.

Milhares se reuniram nesta região depois do massacre de Orlando, o tiroteio mais mortal da história dos Estados Unidos que deixou 49 mortos em uma boate gay no início deste mês.

Também foi onde a comunidade gay se reuniu para celebrar a decisão da Suprema Corte de legalizar o casamento gay em todos os 50 estados no dia 26 de junho de 2015.

A designação do monumento ocorre apenas alguns dias antes do aniversário de um ano desta decisão.

Grupos dos direitos dos gays ressoaram o anúncio de Obama nesta sexta-feira.

"O Monumento Nacional Stonewall prestará homenagem aos corajosos indivíduos que resistiram à opressão e ajudaram a acender o fogo do movimento para acabar com a injusta discriminação contra pessoas LGBT", declarou em um comunicado o presidente do grupo de advocacia Human Rights Campaign, Chad Griffin.

Dentro de um ano da manifestação de Stonewall, em Nova York, Los Angeles, San Francisco e Chicago começaram a fazer suas paradas do orgulho gay. Tradicionalmente realizada em junho, Nova York marcou a sua para este domingo.

O Stonewall Inn, o Cristopher Park e suas adjacências foram classificados como locais nacionais históricos em 2000.

O Monumento Nacional Stonewall irá reportar ao Serviço Nacional de Parques.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)