(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Europa em alerta


postado em 01/06/2016 00:12

Rodrigo Craveiro

Brasília – O Departamento de Estado norte-americano alertou, ontem, por meio de sua página na internet, para o “risco de potenciais ataques terroristas na Europa, alvejando grandes eventos, locais turísticos, restaurantes, centros comerciais e transportes públicos”. “O grande número de turistas visitando o continente, durante o verão, apresentará maiores alvos para os atentados planejados por terroristas em pontos públicos”, adverte o comunicado, segundo o qual o “alerta de viagem a cidadãos dos EUA” expira em 31 de agosto.
O mesmo alerta lembra que a França sediará a Eurocopa entre 10 de junho e 10 de julho. “Os estádios da Eurocopa, as zonas de torcedores e os locais de transmissão do torneio na França e no resto da Europa representam alvos potenciais para terroristas”, afirma. De acordo com a chancelaria de Washington, cerca de 2,5 milhões de pessoas deverão visitar a cidade polonesa de Cracóvia, entre 26 e 31 de julho, para o Dia Mundial da Juventude da Igreja Católica.
“A União Europeia enfrenta uma ameaça terrorista bastante real neste momento. Concordo que tal alerta seja totalmente necessário”, admite à reportagem Magnus Ranstorp, especialista em terrorismo pelo Colégio de Defesa Nacional da Suécia. “Provavelmente, os americanos têm indicações de que o Estado Islâmico (EI) esteja focado nesses locais. Os serviços de inteligência devem levar a prisões preventivas.”
Para o francês Jean-Charles Brisard, diretor do Centro para Análise de Terrorismo (CAT), o alerta de Washington “é consistente com as avaliações das polícias e da inteligência francesas e europeias”. “Evidências recuperadas depois dos atentados contra Bruxelas sugerem que a Eurocopa 2016 é um alvo. Os extremistas que atacaram Paris em novembro tentaram entrar no Stade de France, antes de detonar os cinturões-bomba. Além disso, as ameaças do EI levaram ao alerta”, disse à reportagem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)