(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

População de polvos e lulas aumenta, apesar de aquecimento dos oceanos


postado em 23/05/2016 17:55

Os oceanos estão mais quentes, e os recifes de corais estão morrendo, mas polvos, lulas e sépias parecem estar prosperando, com suas populações em crescimento nos últimos 60 anos - de acordo com estudo publicado na revista Current Biology nesta segunda-feira.

A conclusão é baseada em dados globais de pesca de cefalópodes (moluscos que têm a cabeça rodeada de tentáculos), que foram analisados por pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália.

"Nossas análises mostraram que a abundância de cefalópodes aumentou desde a década de 1950, um resultado notavelmente consistente em três grupos diferentes", disse a principal autora do estudo, Zoe Doubleday.

A pesquisadora afirma que os cefalópodes podem estar-se beneficiando da mudança de temperatura no ambiente, devido a seu "conjunto único de características biológicas, que incluem crescimento rápido, curta expectativa de vida e desenvolvimento flexível".

O estudo não especifica de quanto foi o aumento do número de exemplares desses moluscos, nem quantos existem hoje, ou quantos existiam nos anos 1950.

A pesquisa afirma, no entanto, que o aumento na quantidade de cefalópodes é evidente no mundo todo, de acordo com dados coletados nos maiores oceanos do planeta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)