(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parlamento greco adota medidas de rigor exigidas por credores


postado em 22/05/2016 18:16

Os deputados gregos adotaram, neste domingo, novas medidas de rigor exigidas por seus credores como condição para a concessão da próxima parcela de empréstimo, antes da reunião do Eurogrupo na terça-feira - segundo balanço feito pela AFP.

A frágil maioria do governo conduzida pelo partido de esquerda Syriza, do primeiro-ministro Alexis Tsipras, adotou um projeto de lei de 7.000 páginas. Bastante impopular, o texto prevê, sobretudo, um mecanismo de contingência automático em caso de excessos orçamentários, assim como medidas suplementares para acelerar as privatizações e aumentar os impostos indiretos.

"Todo o mundo se verá afetado pela tempestade das novas medidas", denunciou no Parlamento Kyriakos Mitsotakis, chefe do partido de direita Nova Democracia.

O governo grego espera que a adoção dessas medidas de arrocho permita a retomada do plano de ajuda de 86 bilhões de euros acertado com seus credores em julho de 2015.

Atenas espera que seus credores desbloqueiem cerca de 5,4 bilhões de euros na próxima terça (24) e aliviem a enorme dívida grega, que representa pelo menos 180% de seu PIB.

Neste domingo, Tsipras destacou o valor dos "sacrifícios", já que, "pela primeira vez, a questão da dívida é discutida com a devida atenção nas instituições internacionais".

Essas novas medidas não contam com o apoio de toda a população. Mais de 10.000 pessoas, segundo a Polícia, protestaram na frente do Parlamento de Atenas, e os transportes públicos ficaram bloqueados durante todo o fim de semana na capital.

Em 9 de maio, o Eurogrupo abriu caminho para uma retomada do programa de resgate e prometeu um acordo até o final do mês, depois de o governo de Tsipras ter aprovado várias medidas de ajuste, entre elas uma reforma previdenciária.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)