(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ícone pop Prince morre aos 57 anos

O músico conhecido como um dos mais criativos de sua era é vencedor de 7 Grammys e um oscar.


postado em 21/04/2016 14:07 / atualizado em 21/04/2016 18:10

Ver galeria . 9 Fotos Prince e Beyoncé durante apresentação no 46º Grammy em 2004Frank Micelota
Prince e Beyoncé durante apresentação no 46º Grammy em 2004 (foto: Frank Micelota )

O cantor americano Prince, um dos grandes músicos pop de sua geração, morreu nesta quinta aos 57 anos. A morte repentina ocorreu em sua residência de Minneapolis. Até o momento não foram divulgadas mais informações sobre as causas do falecimento. O artista havia sido hospitalizado em caráter de emergência na sexta-feira passada por causa de uma gripe.


Amigos e fãs já lamentam e compartilham pelas redes sociais a dor pela perda do artista. A morte de Prince é o primeiro Trending Topic no país e no mundo na tarde deste sábado. A cantora Madonna escreveu em sua conta no Instagram: ''Ele mudou o mundo. Um visionário de verdade. Que perda. Estou devastada. Isto não é uma canção de amor''. Leia aqui o que outros artistas disseram sobre a perda de Prince.


"Com profunda tristeza confirmo que o lendário e icônico artista Prince Rogers Nelson faleceu em sua residência de Paisley Park (Minneapolis) esta manhã", diz um comunicado assinado pela assessora Yvette Noel-Schure. Prince foi casado duas vezes e teve um filho, que faleceu em 1996 aos dez anos.

As autoridades de Minneapolis afirmaram que estão investigando uma morte em Paisley Park.

Talentoso

No início da carreira, Prince decidiu não cantar, por considerar que sua voz não tinha a qualidade suficiente para agradar o público, mas várias pessoas da indústria o convenceram a pegar o microfone, devido ao seu timbre de voz peculiar.O "Kid de Minneapolis", como era carinhosamente conhecido, acabou se tornando um dos grandes músicos da década de 1980, cujo poder e influência foram comparados muitas vezes aos de Michael Jackson, falecido em 2009 aos 50 anos.

Dentro e fora do palco Prince lançou moda com seu particular estilo dândi e seu aspecto andrógino. Inconformista e rebelde, sua vida sempre deu o que falar. Há um mês anunciou durante um show que estava preparando suas memórias.

 

Nascido em 7 de junho de 1958, Prince Rogers Nelson tornou-se um multi-instrumentista e dançarino mundialmente reconhecido após ter vendido mais de 100 milhões de álbuns e 60 milhões de singles. Ele é vencedor de 7 Grammys, ganhou o Oscar de Melhor Trilha Original por Purple Rain em 1985 e fez incríveis performances, entre elas a do Super Bowl em 2007. Prince também fez duas apresentações no Brasil, no Rock in Rio, nos dias 18 e 23 de janeiro de 1991.

(foto: BERTRAND GUAY)
(foto: BERTRAND GUAY)

O artista se tornou um fenômeno internacional com sua mistura de estilos, do funk ao dance, passando pelo rock. Morava em Minneapolis, onde  organizava festas e gravava seus álbuns em seu estúdio Paisley Park. Na década de 1990, Prince mudou o seu nome artístico para um "símbolo de amor" impronunciável e escreveu a palavra "escravo" no rosto para protestar contra as condições de seu contrato com a gravadora Warner.

Por sua versatilidade em compor, tocar, cantar e dançar, a performance de Prince no palco foi considerada algo extraordinário por muitos críticos (foto: AFP PHOTO / KENZO TRIBOUILLARD )
Por sua versatilidade em compor, tocar, cantar e dançar, a performance de Prince no palco foi considerada algo extraordinário por muitos críticos (foto: AFP PHOTO / KENZO TRIBOUILLARD )

Os singles e álbuns de Prince, especialmente os lançados nos anos 80, estão quase sempre entre as 5 primeiras posições de todas as listas de melhores músicas ou discos de todos os tempos, com destaque para o álbum Purple Rain, lançado em 1984. Com canções que misturavam diversos gêneros, ele influenciou novos artistas e foi foi considerado o 33º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.

Entre suas músicas mais famosas estão, além de "Purple Rain", "1999", "When Doves Cry", "Cream" e "Kiss". Veja aqui outros sucessos do artista.

Recentemente, Prince demonstrou uma grande produtividade, com o lançamento de álbuns pela plataforma de streaming Tidal, além de programar shows no último minuto para evitar cambistas.

Emergência médica
No dia 15 de abril, o jato particular de Prince fez um pouso de emergência para que ele recebesse atendimento médico depois que uma gripe se agravou durante um voo de Atlanta para sua casa.

Prince foi internado em um hospital, mas recebeu alta depois de algumas horas e foi autorizada a seguir viagem.

Assista Prince interpretando 'Purple Rain' e Kiss, dois de seus hits


(com agências)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)