(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mudanças ambientais reduzem tamanho de anchovas e sardinhas do Mediterrâneo


postado em 19/03/2016 14:25

Mudanças ambientais que afetam o plâncton do Mediterrâneo fazem perder peso e diminuir anchovas e sardinhas, duas espécies que ocupam um importante lugar na cadeia alimentar, segundo um estudo apresentado neste sábado no sul da França.

"Em 10 anos, de 2005 a 2015, a biomassa de anchovas e sardinhas se dividiu por três no Mediterrâneo", explicou à AFP Claire Saraux, coordenadora do projeto EcoPelGol e pesquisadora do Instituto Francês de Pesquisas para a Exploração do Mar (Ifremer). Assim, passou de 200.000 toneladas de sardinhas para menos de 67.000.

"Globalmente, não diminuiu o número de peixes, mas seu tamanho. As sardinhas passaram de 15 para 11 centímetros", completou.

O projeto EcoPelGol, que associa cientistas a pescadores, analisou, desde o final de 2012 até o final de 2015, as flutuações dos bancos destes peixes no Golfo de Leão, em frente à costa da França.

Segundo os cientistas, os culpados por esta redução de tamanho de sardinhas e anchovas não são os atuns vermelhos predadores nem um agente patogênico, mas "uma mudança do plâncton com o qual se alimentam, que é menos energético do que antes", declarou Saraux.

"Esta perda de qualidade deve-se a mudanças ambientais de três tipos: temperatura, fluxo dos rios e poluição", completou.

Segundo Saraux, estas mudanças preocupam os pescadores franceses, já que 50% da pesca do Mediterrâneo é de sardinhas e anchovas, mas não há mercado para vender peixes pequenos e magros.

As sardinhas e as anchovas fazem parte dos peixes pelágicos, que vivem em zonas distantes da costa e ocupam um importante lugar na cadeia alimentar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)