(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trump e Hillary saem na frente na 'Super Terça', segundo projeções

Este é um dia crítico para os pré-candidatos dos dois partidos, em especial para os republicanos, já que o número de delegados que se exige na "Super Terça" representa quase a metade dos necessários para garantir uma vitória na convenção partidária


postado em 01/03/2016 21:40 / atualizado em 01/03/2016 22:05

Da esquerda para a direita, Marco Rubio, Ted Cru, Bernie Sanders, Donald Trump e Hillary Clinton(foto: Montagem/AFP Photo)
Da esquerda para a direita, Marco Rubio, Ted Cru, Bernie Sanders, Donald Trump e Hillary Clinton (foto: Montagem/AFP Photo)

A "Super Terça", dia-chave das primárias nos Estados Unidos, terminou nos estados de Virgínia, Geórgia e Vermont, com o republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton na dianteira, segundo as primeiras projeções.

Entre os democratas, Hillary obteve importantes vitórias na Geórgia e na Virgínia, enquanto o senador Bernie Sanders venceu em Vermont. Enquanto isso, no campo republicano, Trump disparou nas projeções na Geórgia, segundo diversas emissoras de TV. Momentos após o fechamento das seções de votação nos três estados, Trump publicou uma mensagem curta no Twitter: "Obrigado, Geórgia".

Este é um dia crítico para os pré-candidatos dos dois partidos, em especial para os republicanos, já que o número de delegados que se exige na "Super Terça" representa quase a metade dos necessários para garantir uma vitória na convenção partidária.

Entre os estados que celebram primárias nesta terça-feira, destaca-se o Texas, com um dos maiores colégios eleitorais do país.

Os dois partidos celebrarão suas convenções nacionais em julho para indicar seus respectivos candidatos às eleições presidenciais de novembro, quando os americanos vão escolher o sucessor de Barack Obama.

A votação começou nos dez estados nos quais se expressam simultaneamente democratas e republicanos, e seguiu para o Colorado, onde votam apenas os democratas, antes de terminar no distante Alasca.

Nesta terça-feira são escolhidos 19% dos delegados internos pelo partido Democrata e 24% dos delegados republicanos, sendo que, neste último caso, a porcentagem representa quase a metade do número de delegados suficientes para ganhar a disputa interna.

O polêmico multimilionário Trump exibia uma vantagem avassaladora sobre todos os seus adversários dentro do partido Republicano: de acordo com uma pesquisa realizada pela CNN/ORC Survey, tinha aproximadamente 49% das intenções de voto, mais que todos os outros aspirantes somados.

"Acredito que teremos uma imagem mais clara, mas não acredito que teremos certeza do que acontecerá. Ainda há muita incerteza, e alguns estados vão decidir depois de hoje", declarou Stephanie, uma eleitora republicana de Alexandria, na Virgínia.

Empresário sem qualquer experiência política, Trump é publicamente ignorado pela direção do partido Republicano, mas uma vitória consagradora nesta terça-feira pode colocá-lo em um caminho praticamente sem volta, deixando o centenário partido sem outra alternativa a não ser abraçar sua candidatura.

Enquanto isso, Hillary tem a seu favor toda a máquina do Partido Democrata e, desta forma, é a grande favorita para conseguir nesta terça-feira uma vantagem confortável sobre o senador Bernie Sanders. Este socialista democrático defende uma nova etapa na política americana sem a influência do dinheiro e das grandes corporações.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)